Relato de Uso de Estratégias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino de TICs para Pedagogia EaD

Resumo


Este artigo descreve um relato de experiência com o ensino de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para 190 estudantes de uma turma do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade EaD, durante o ano de 2020, em uma instituição federal. A disciplina foi conduzida com atividades centradas nos estudantes, sejam elas individuais ou coletivas, e os mesmos tiveram que demonstrar a capacidade de usar ferramentas, criar objetos de aprendizagem e aplicar o conhecimento em contextos relacionados às categorias abordadas no curso (Gestão Escolar, Educação Infantil e Ensino Fundamental I). A Educational Design Research (EDR) guiou a construção dessa intervenção. O uso de estratégias ativas, tais como aprendizagem baseada em casos, em pares e em projetos, bem como ferramentas digitais, em oposição a abordagens tradicionais de ensino de informática para o contexto EaD, trouxe engajamento e aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Estratégias Ativas de Aprendizagem, Tecnologias Digitais, Pedagogia, Curso, Educação a Distância

Referências

Barab, S. (2014). "Design-based research: A methodological toolkit for engineering change". In: The Cambridge Handbook of the Learning Sciences, Second Edition (pp. 151-170). Cambridge University Press.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Fassbinder, A.G.O., Fassbinder, M., e Barbosa, E. F. (2016). "Um Conjunto Preliminar de Requisitos Pedagógicos para Caracterização e Comparação de Plataformas de MOOCs", In: Sánchez, J. Editor. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 12, p. 167-176. Santiago de Chile.

McKenney, S., e Reeves, T. C. (2018). "Conducting educational design research". Routledge.

Plomp, T. e Nieveen, N. (2007). "An introduction to educational design research", In: Proceedings of the seminar conducted at the East China Normal University, Shanghai, (China).

Sein, M. K., Henfridsson, O., Purao, S., Rossi, M., e Lindgren, R. (2011). "Action design research". MIS quarterly, 37-56.

Silva, V., Silva, K., & França, R. (2017). Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. In: Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, (pp. 805-814). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/cbie.wie.2017.805

Vieira, F., e Freire, E. (2018). Uma Análise dos Cursos de Licenciatura sobre a Formação Docente para Utilização das TICs na Educação. In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola, (pp. 469-478). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/cbie.wie.2018.469
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FASSBINDER, Aracele Garcia de Oliveira; BALDAN, Cristiane Fortes Gris. Relato de Uso de Estratégias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino de TICs para Pedagogia EaD. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 86-95. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218469.