Aprendizado de Lógica Matemática: Avaliação de Apps para Tabela Verdade e Recomendação de Uso

Resumo


Disciplinas com viés matemático são conhecidas pelos altos índices de evasão e retenção em cursos na área da Computação. Estratégias de ensino aliadas à Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vem contribuindo para diminuir os índices, uma vez que diferentes ferramentas educacionais são criadas com o intuito de tornar o ensino mais atrativo. O presente trabalho objetiva avaliar a usabilidade de dois aplicativos para construção de Tabela Verdade (TV), a fim de apontar possíveis melhorias, bem como incentivar seu uso nas disciplinas de SUS. Os resultados, a partir da métrica SUS, mostram que o aplicativo Tablas de Verdad PRO possui um bom grau deusabilidade, enquanto o aplicativo The Logic Calculator não atingiu o valor mínimo aceitável.

Palavras-chave: Tabelas Verdade, Lógica Matemática, Avaliação de Usabilidade

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Publicado
22/11/2021
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DIAS, Bruna Abreu; OTOKOVIESKI, Marina Braun; FINGER, Alice Fonseca; DA SILVA, João Pablo Silva; ECAR, Miguel. Aprendizado de Lógica Matemática: Avaliação de Apps para Tabela Verdade e Recomendação de Uso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 96-105. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218631.