Análise dos Resultados de um Estudo de Caso Aplicando Pensamento Computacional no Ensino Fundamental com Foco na Produção de Algoritmos

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar o potencial de uma prática mediada por tecnologia com pensamento computacional. O estudo de caso foi realizado com 93 alunos de 5 turmas do ensino fundamental de uma escola Estadual com o objetivo de identificar se a prática influencia positivamente no processo da resolução de problemas cotidianos. Após algumas análises comparando exercícios realizados antes das atividades e após as atividades, bem como comparando resultados das turmas envolvidas, consegue-se afirmar que as atividades auxiliam na melhoria da resolução de problemas cotidianos.

Palavras-chave: pensamento computacional, resolução de problemas, ensino fundamental

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Publicado
22/11/2021
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KOHLER, Luciana P. de Araújo; MATTOS, Mauro M.; LOPES, Mauricio Capobianco; FRONZA, Leonardo; SILVEIRA, Heitor Ugarte Calvet da; FIBRANTZ, Guilherme; ROSA, Vitor Lourenço da; SON, Lucas Hong Lae. Análise dos Resultados de um Estudo de Caso Aplicando Pensamento Computacional no Ensino Fundamental com Foco na Produção de Algoritmos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 106-115. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218645.