Desenvolvimento de Artefatos Digitais Educacionais com Estudantes de Ensino Fundamental da Educação do Campo

Resumo


Este relato apresenta artefatos digitais educacionais produzidos no âmbito do projeto DEMULTS-Campo, que aplica Design Participativo no contexto da Educação do Campo (EdC). A EdC demanda por participação de sujeitos do campo na produção de materiais didáticos e artefatos digitais. Por isto, os artefatos foram desenvolvidos colaborativamente por estudantes, técnicos de agroecologia e pesquisadores de computação, educação e design, abordando temáticas relativas a safra e entressafra de cana-de-açúcar, reciclagem, compostagem e cultivo de horta orgânica. O Design Participativo se mostrou proveitoso enquanto estratégia de democratização do processo de design e desenvolvimento de tais artefatos.

Palavras-chave: educação do campo, design participativo, artefatos digitais

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Publicado
22/11/2021
MORAIS, Dyego Carlos Sales de; PONTUAL FALCÃO, Taciana; PERES, Flavia Mendes de Andrade; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. Desenvolvimento de Artefatos Digitais Educacionais com Estudantes de Ensino Fundamental da Educação do Campo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 137-147. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218707.