Circuito STEAM: Oficina mão na massa para docentes da Educação Profissional durante a pandemia

  • Esteic Janaina Santos Batista Senac MS
  • Cláudia Maia Dezan Senac MS
  • Heloisa Fitz Cabral Senac MS
  • Reinaldo Camargo da Silva Senac MS

Resumo


O desenvolvimento das soft skills como criatividade, resolução de problemas, liderança, domínio de tecnologias, resiliência, dentre outros é cada vez mais imprescindível para o mercado de trabalho, necessitando que sejam trabalhados na educação em todos os níveis. Na Educação Profissional tem um peso ainda maior, uma vez que o objetivo é formar para o trabalho, sendo uma boa parte dos atendidos jovens que estão iniciando sua carreira profissional. O STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) é uma metodologia que promove o trabalho mão na massa, que engaja os estudantes e que permite ao docente trabalhar de forma transdisciplinar e multidisciplinar, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento das soft skills. Este trabalho apresenta uma oficina STEAM de formação de professores da Educação Profissional dos mais diversos cursos de uma Instituição e discute o resultado final que foi a proposição da inserção de projetos STEAM em situações de aprendizagem das Unidades Curriculares dos cursos em que estes docentes que atuam.

Palavras-chave: formação, steam, habilidades

Referências

de Moraes Martines, E. A. L., Dutra, L. B., and de Oliveira Borges, P. R. (2019). Educiência: da interdisciplinaridade ao steam. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática , 7(3):92–110.

dos Santos Silva, D. E., Sobrinho, M. C., and Valentim, N. (2019). Steam and digital storytelling: a case study with high school students in the context of education 4.0. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) , volume 30, page 159.

Dugger, W. E. (2010). Evolution of stem in the united states. In 6th biennial international conference on technology education research, volume 10.

Forum, W. (2020). The future of jobs report 2020. World Economic Forum Geneva.

Melendez, T. T. (2019). O movimento game maker na educação profissional e tecnológica: produção de jogos digitais e seus reflexos no aprendizado dos técnicos em informática.

Nascimento, J. M. (2020). Aplicação da metodologia steam através da robótica: Uma solução aos desafios da educação profissional durante a pandemia de covid-19.

Penhaki, J. d. R. et al. (2019). Soft skills na indústria 4.0. Master’s thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Santos, A. and Teixeira, A. (2019). A formação de professores e a importância da fluência tecnológica digital em meio ao cenário do século xxi. In Anais do Workshop de Informática na Escola , volume 25, pages 831–838.

SENAC, D. (2015a). Coleção de Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac: Avaliação.

SENAC, D. (2015b). Coleção de Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac: Competência.

SENAC, D. (2015c). Coleção de Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac: Concepções e princípios.

SENAC, D. N. (2021). O uso do STEAM na nova proposta do programa de aprendizagem do Senac.

Tokarnia, M. (2021). Ciências exatas podem ser ensinadas com humanidades; conheça o conceito STEAM. Disponível em: [link].

Vaz, C. L. D. and Junior, E. d. P. N. (2020). O lugar da aprendizagem criativa: Uma experiência com a matemática mão na massa. REMATEC, 15:137–155.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BATISTA, Esteic Janaina Santos; DEZAN, Cláudia Maia; CABRAL, Heloisa Fitz; SILVA, Reinaldo Camargo da. Circuito STEAM: Oficina mão na massa para docentes da Educação Profissional durante a pandemia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 191-201. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218748.