Análise de Tecnologias de Informação e Comunicação para Apoio à Tradução de Textos para a Língua Brasileira de Sinais no Ambiente Educacional

  • Rodrigo Araújo Universidade Federal do Maranhão
  • Simara Rocha Universidade Federal do Maranhão
  • Aurea Melo Universidade do Estado Amazonas
  • Ana Oran Universidade Federal do Amazonas
  • Davi Viana Universidade Federal do Maranhão
  • Luis Rivero Universidade Federal do Maranhão

Resumo


Na educação de surdos é importante a utilização de ferramentas e metodologias visuais no processo de ensino. Porém, quanto às tecnologias de informação e comunicação para apoio à tradução de sentenças para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), não há consenso sobre qual tecnologia utilizar. Este artigo apresenta uma análise das ferramentas existentes para este fim. Foi feito o levantamento e análise: (a) das funcionalidades dos aplicativos; (b) das avaliações dos usuários dos aplicativos estudados; e (c) de entrevistas com profissionais sobre suas experiências com o uso desses aplicativos no ambiente educacional. Como resultado, pode-se entender o potencial dessas ferramentas no processo de ensino a surdos e perceber qual ferramenta é a mais promissora.

Palavras-chave: LIBRAS, Aplicativos Móveis, Análise Comparativa

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Publicado
22/11/2021
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ARAÚJO, Rodrigo; ROCHA, Simara; MELO, Aurea; ORAN, Ana; VIANA, Davi; RIVERO, Luis. Análise de Tecnologias de Informação e Comunicação para Apoio à Tradução de Textos para a Língua Brasileira de Sinais no Ambiente Educacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 224-235. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.217568.