Análise Comparativa de Sistemas de Leitura de Tela no Apoio ao Ensino de Pessoas com Deficiência Visual

  • Marcos Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Bruno Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Vitor Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Geisy Anny Venancio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Priscila Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Vitor Bremgartner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Luis Rivero Universidade Federal do Maranhão

Resumo


As tecnologias de acessibilidade ajudam inúmeras pessoas com necessidades especiais, como as que possuem deficiência visual, que é um fator limitante, principalmente para aquelas que possuem perda total da visão. No ambiente virtual, este tipo de deficiência impossibilita esses usuários de ler um livro ou realizar um curso online, por exemplo. No entanto, foram criadas soluções capazes de transcrever em áudio através de captura de tela, ou ler os dados obtidos em voz alta para o usuário. No presente trabalho, estas soluções foram analisadas a fim de identificar as características, funcionalidades e vantagens, para que profissionais da educação e/ou os mesmos estudantes possam escolher a que melhor se adéqua às suas necessidades.

Palavras-chave: Sistemas de Leitura de Tela, Deficiência Visual, Análise Comparativa

Referências

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Publicado
22/11/2021
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SILVA, Marcos; BATISTA, Bruno; AMARAL, Vitor; VENANCIO, Geisy Anny; FERNANDES, Priscila; BREMGARTNER, Vitor; RIVERO, Luis. Análise Comparativa de Sistemas de Leitura de Tela no Apoio ao Ensino de Pessoas com Deficiência Visual. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 236-244. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218213.