O processo de alfabetização com o uso das tecnologias digitais: uma revisão sistemática

  • Fernanda Nunes Deitos UFRGS
  • Rosane Aragón UFRGS

Resumo


O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que envolve a presença das tecnologias digitais no processo de alfabetização dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de nortear o estudo foram elaboradas questões de pesquisa abordando sua temática, o objetivo da utilização da tecnologia e os recursos tecnológicos utilizados. Os resultados apontam que as tecnologias digitais podem auxiliar no processo de alfabetização além de favorecer a motivação e interesse dos alunos, principalmente através de jogos digitais. Por fim, verifica-se, como o principal desafio, a importância da formação de professores para a utilização das tecnologias na alfabetização e a tendência de uma alfabetização digital.

Palavras-chave: alfabetização, tecnologia, revisão sistemática

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Publicado
22/11/2021
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DEITOS, Fernanda Nunes; ARAGÓN, Rosane. O processo de alfabetização com o uso das tecnologias digitais: uma revisão sistemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 275-286. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218501.