O Status Atual do Ensino do Pensamento Computacional no Estado do Paraná

Resumo


O ensino do Pensamento Computacional (PC) tornou-se essencial para todos os cidadãos do século XXI para habilitar pessoas a resolver problemas e realizar suas atividades cotidianas usando ferramentas tecnológicas. O objetivo deste trabalho é investigar como o estado do Paraná está se preprando para atender, a partir de 2021, o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe sobre o ensino do PC e como escolas de duas cidades importantes do estado têm ensinado este conteúdo. A partir de uma revisão bibliográfica, observou-se que os documentos oficiais que regem a educação no estado ainda não mencionam o PC, embora o estado venha oferecendo PC de forma extracurricular em algumas escolas públicas e provendo treinamentos online gratuitos para professores. É necessária uma sistematização para um ensino abrangente do PC nas escolas do estado, que ainda encontra-se em um estágio inicial.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino, Educação Básica

Referências

Arruda, E. P. (2017) Documento técnico contendo estudo sobre o processo de implementação das tecnologias digitais nos currículos das escolas de educação básica dos Países membros da OCDE, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Conselho Nacional de Educação, Brasília.

Barbosa, L. L. S.; Maltempi, M. V. (2020) Matemática, Pensamento Computacional e BNCC: desafios e potencialidades dos projetos de ensino e das tecnologias na formação inicial de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, 748-776.

Brasil. (1996) Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, Brasília, DF.

Brasil. (1998). Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF.

Brasil. (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.

Brasil. (2021) Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Distrito Federal.

Moran, José Manuel (2007). A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus.

Nascimento, C.; Santos, D. A.; Tanzi, A. (2018) Pensamento computacional e interdisciplinaridade na educação básica: um mapeamento sistemático. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 709-718.

Paraná. (2018) Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR.

Paraná. (2019) Secretaria de Estado da Educação. Currículo da Rede Estadual Paranaense – CREP. Curitiba, PR.

Pasqual Júnior, P. A.; Oliveira, S. (2019) Pensamento Computacional: Uma Proposta de Oficina Para a Formação de Professores. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, p. 62-71.

SBC. (2019) Diretrizes para o ensino de computação na educação básica. Sociedade Brasileira de Computação. [link].

Wing, J. (2006) Pensamento computacional – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2.

Wing, J. (2014) Computational Thinking Benefits Society. Social Issues in Computing, New York: Academic Press.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PRESOTTO, Carolina Andrade; KASTER, Daniel S.. O Status Atual do Ensino do Pensamento Computacional no Estado do Paraná. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 287-296. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218790.