Leitura de Artigos Científicos: uma Estratégia para o Ensino Remoto de Metodologia da Pesquisa
Resumo
Este trabalho utilizou uma estratégia de aplicação do conteúdo de leitura de artigos científicos em dois períodos letivos durante a pandemia para investigar como as aulas foram desenvolvidas remotamente e o porquê de certos resultados serem ou não positivos. Pretendeu-se suprir a falta de relatos que apresentem estudos sobre conteúdos específicos de disciplinas de metodologia científica, lecionados na metodologia de Sala de Aula Invertida, mais especialmente em cursos tecnológicos de informática, em um formato remoto e estruturado qualitativamente como estudo de caso. Uma das conclusões é que o resultado foi positivo, já que os alunos identificaram e compreenderam o que deveria ter nos artigos científicos lidos.
Referências
Creswell, J. H. (2010) "Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto", Sage, Porto Alegre, Brazil.
Leite, B. S. (2021) Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas: Quais são conhecidas pelos professores e quais são possíveis na educação? In Revista Eletrônica VYDIA, v. 41, n. 1, p. 185-202.
Silveira, S. R., Pereira, A. S., Bertolini, C., Parreira, F. & Bigolin, N. (2018) Educação a Distância, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas: possibilidades para o ensino de programação de computadores In Congresso Brasileiro de Informática em Educação.
Valente, J. A. (2018) "A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado" In Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática, Penso, Porto Alegre, Brazil.
Vieira, M. F. & Seco, C. (2020). Education in the context of the COVID-19 pandemic: a systematic literature review (A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura). In Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 28, p. 1013-1031. DOI: 10.5753/RBIE.2020.28.0.1013
Yin, R. K. (2015) "Estudo de caso: planejamento e métodos", Bookman, Porto Alegre-Brazil.
Yin, R. K. (2016) "Pesquisa qualitativa do início ao fim", Penso, Porto Alegre-Brazil.