A formação de professores no curso de Licenciatura em Computação: um relato das práticas educacionais de iniciação a docência

  • Cristina C. Almeida IFSULDEMINAS
  • Luciano P. Carvalho IFSULDEMINAS

Resumo


O curso de Licenciatura em Computação do IFSULDEMINAS - Campus Machado busca capacitar futuros educadores na área de informática para atuação nas redes de ensino público e privado. Para isto, o curso procura oferecer ao futuro professor uma visão tecnológica em computação para que possa desempenhar suas atividades com profissionais de outras áreas, as quais podem integrar a computação ao aprendizado dos conteúdos de outras ciências. Contribuições significativas têm sido dadas através das práticas de ensino como componente curricular e pela participação dos alunos no PIBID/CAPES - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Referências

Alves, R. M.; Zambalde, A. L. (2002). Internet e educação. Lavras: UFLA/FAEPE.

Freire, P. (1997). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Gadotti, M. (2003). Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. São Paulo: GRUBHAS.

Gadotti, M. (2004). "Informação, conhecimento e sociedade em rede. Que potencialidades?" In: Fórum Paulo Freire - IV Encontro Internacional - Caminhando para uma cidadania multicultural. Universidade do Porto.

Kenski, V. M. (2010). Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34; tradução de Carlos Irineu da Costa.

Lucena, M. F. P. (1994) O uso das tecnologias da informática para o desenvolvimento da educação. Publicações técnicas. Rio de Janeiro: COPPE Sistemas/UFRJ.

Mcluhan, H. M. (1974) Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo, Cultrix.

Zambalde, A. L; ALVES, R. M. (2002). Introdução à informática educativa. Lavras: UFLA/FAEPE.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Cristina C.; CARVALHO, Luciano P.. A formação de professores no curso de Licenciatura em Computação: um relato das práticas educacionais de iniciação a docência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 01-09. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18690.