Alunos do Ensino Fundamental e Professores Construindo Espaços de Educação a Distância na Escola
Resumo
O presente artigo é um relato de experiência da construção de um site educacional na plataforma Pbworks realizada em uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. O objetivo do site é manter um espaço colaborativo para a construção de conhecimentos de professores e alunos, abrigando atividades desenvolvidas na Sala do espaço por alunos e professores, ressaltando a importância do professor mediador do Laboratório de Informática ser ativo tanto em relação a tecnologia quanto nas intervenções pedagógicas.
Referências
Carvalho, M.J. S.; Menezes, C.S. & Nevado, R.A. (2005) Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: concepções e suporte telemático. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Juiz de Fora - MG. [link]. Acessado em: 17/09/2010.
Fagundes, L. da C. & Maçada, D. L. & Sato, L (2000) S. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram!. Brasília: Estação Palavra. http://www.oei.es/tic/me003153.pdf. Acessado em 12/11/2010.
Gomes, Mayra; Soares, Rosana; Leite, Andrea. Wiki: uma experiência pedagógica. Revista Online de Comunicação Linguagem e Mídias (2009). Disponível em: https://www.rumores.usp.br/gomes.pdf. Acesso em: 28 maio de 2009.
Haetinger, Daniela; Rela, Eliana; Gelatti, Lilian; Konrath, Mary Lúcia; Kist, Tânia; Carvalho, Marie Jane; Nevado, Rosane (2006) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar das Séries Iniciais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2.
Mattos, Eduardo Britto; Júnior, José Carlos; Mattos, Milena Vitello (2005) Projetos de Aprendizagem e o Uso de TIC's - Tecnologias de Informação e Comunicação: Novos Possíveis na Escola. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2.
Maturana, Humberto R (2001). Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro, Victor Paredes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 203p. - (Humanitas). Em: http://livrosdamara.pbworks.com/f/HumbertoMaturana-Cognição,CiênciaeVidaCotidiana.pdf
Moran, J. M. Educação inovadora presencial e a distância (2003) Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov_1.htm Acesso em: 05 de set. 2008.
Nardin, A.C.; Fruet, F.S.O.; Bastos (2009) Potencialidades Tecnológicas e Educacionais em Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. RENOTE, Revista Novas Tecnologia na Educação, V. 7 n. 3.
Papert, Seymour (1994) A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas.
Piaget, Jean. Sobre a pedagogia (1998) São Paulo: Casa do Psicólogo.
Real, Luciane Magalhães Corte (2007) Aprendizagem amorosa na interface Escola, Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Tese de Doutorado, PGIE/UFRGS.
Real, L. M. C.; Axt, Margarete; Maraschin, Cleci (2007) Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: uma experiência promovendo transformações na convivência na escola. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 9c.
Real e Corbellini (2011). Proposta de uso de Wiki como Arquitetura Pedagógica: cooperação. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e XVII Workshop de Informática na Escola (SBIE e WIE).
Real, L. M. C.; Picetti, J. S (2011) Aprendizagens por possibilidades de deslocamentos em um Laboratório de Informática: um estudo de caso no Ensino Fundamental. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, v. Trilha. p. 1-4.
Schäfer, Lacerda e Fagundes, (2009) Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de construção do conhecimento em rede RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1.