Análise do não uso do laboratório de informática nas escolas públicas e estudo de caso

  • Elizandra K. Odorico UNIFAL-MG
  • Denilson M. Nunes UNIFAL-MG
  • Alex Moreira UNIFAL-MG
  • Helen M. P. de Oliveira UNIFAL-MG
  • Andréa Cardoso UNIFAL-MG

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em duas escolas publicas com o objetivo de investigar a concepção dos professores em relação a estrutura física das escolas e laboratórios de informática, a utilização desses espaços e apropriação das novas tecnologias da informação e comunicação no planejamento e execução das aulas. Conclui-se que o maior desafio e a inserção dos recursos computacionais no projeto pedagógico da escola e o incentivo a apropriação da cultura digital por parte dos professores.

Referências

Almeida, M. E. (2000) Proinfo: Informática e formação de professores. Brasília:MEC/SEED.

Amaral, M. T. M. (2006) Práticas educativas informatizadas; integração das tecnologias na gestão escolar. In: (Coords.) Almeida, F. J.; Almeida, M. E. B. B. de. Liderança, gestão e tecnologia para melhoria da educação no Brasil. São Paulo: Microsoft.

Cysneiros, P.G. (1999) Resenha crítica: a máquina das crianças (Seymour Papert). Revista Brasileira de Informática na Educação, v.3, n.06, p.139-144.

Costa, N. M. L. da. (1997) Funções Seno e Cosseno: Uma sequência de ensino a partir dos contextos do "mundo experimental" e do computador (Tese de mestrado) Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

Nascimento, K. A. S. do et al. (2011) Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, XXII, Anais... Aracajú:Sociedade Brasileira de Computação, 2011. p.1-8.

Papert, S. (1985) Logo: Computadores e educação. São Paulo: Brasiliense.

Pereira, D. A., Borges,M. K. (2011) Mídias sociais e instituições de ensino: uma ponte entre a escola e seus públicos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, XXII, Anais... Aracajú: Sociedade Brasileira de Computação, 2011. p.1-4.

Valente, J. A. (2003) Formação de Educadores para o uso da informática na escola. Campinas: UNICAMP/NIED.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
ODORICO, Elizandra K.; NUNES, Denilson M.; MOREIRA, Alex; DE OLIVEIRA, Helen M. P.; CARDOSO, Andréa. Análise do não uso do laboratório de informática nas escolas públicas e estudo de caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 38-46. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18694.