Aprendizagem em Projetos de Trocas Culturais com Uso de Laptops Educacionais

  • Mixilene Sales Santos Lima UFC
  • Maria Lidiana Ferreira Osmundo UFC
  • Lavina Lúcia Vieira Lima UFC
  • Raquel Santiago Freire UFC
  • Jaiane Ramos Barbosa UFC
  • Alisandra Cavalcante Fernandes PUC-SP
  • José Aires de Castro Filho UFC

Resumo


O presente artigo relata a experiência de dois projetos que possibilitaram trocas culturais entre alunos fazendo o uso do laptop com acesso a internet, além de outras ferramentas digitais. Estes projetos ocorreram em três escolas do Nordeste brasileiro participantes do Programa Um Computador por Aluno (UCA). Este trabalho discutirá o potencial da tecnologia para propiciar aos alunos a vivência de culturas e realidades diferentes, auxiliando na aprendizagem de conteúdos escolares. Observou-se que os projetos proporcionaram o contato e a interação entre os participantes, de modo que ocorreram trocas culturais.

Referências

Abegg, Ilse; Bastos, F. P. e Müller, F. M. (2010) "Ensino-Aprendizagem Colaborativo mediado pelo wiki do Moodle", In: Educar em Revista. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewFile/13129/13530. Junho.

Almeida, M. E. B e Valente, J. A. (2011) "Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?" São Paulo: Paulus.

Brasil. MEC/SEF. (1998) "Parâmetros Curriculares Nacionais: Quinto e Oitavo ciclos do Ensino Fundamental". Brasília, DF,10v.

Brasil. (2011) "Um Computador por Aluno: a experiência brasileira", http://bd.camara.gov.br, Junho.

Collis, Betty. (1995) "Tele-learning in a Digital World: the future of Distance Learning". London: International Thomson Computer Press.

Fernandes, A. C., Freire, R. S., Castro Filho, J. A., Lima, L. L. V., Barbosa, J. R.(2009) "Interligando Mundos, Conhecimento e Cultura: Uma experiência on line entre alunos do Ensino Fundamental do Brasil x Japão", in: Virtual Educa, v. 1.

Harasim, L. (1989) "On-Line Education: A New Domain". in: Mindweave: Communication, Computers and Distance instruction, Edited by Mason, R., Kaye, A. Oxford: Pergamon.

Laraia, R. Barros (2000) "Cultura - um conceito antropológico" 13 ed. Jorge Zahar Editor Rio de Janeiro, RJ, 13 ed.

Lima, L. L. V., Barbosa, J. R., Fernandes, A. C., Freire, R. S., Castro Filho, J. A., Pequeno, M. C. (2010) "Me perdi e me achei no Brasil: Multiculturalismo e produção colaborativa de conteúdos digitais na escola", in: XVI Workshop Sobre Informática na Escola - WIE - TICs e educação para inclusão social e tecnológica e promoção da cidadania, páginas 1197-1205. Anais.

Lima, L. L. V., Lima, Lucas. V. de; Barreto, D., Fernandes, A. C., Castro Filho, J. A. (2011) "Interações multiculturais mediadas por computador: as percepções de dois participantes sobre o projeto Nossos Lugares no Mundo", in: XVII Workshop Sobre Informática na Escola - WIE - Informática na educação para a Democratização do Conhecimento, páginas 1924-1934. Anais.

Machado, C. G. (2001) "Multiculturalismo: Muito Além da Riqueza e da Diferença". Rio de Janeiro, DP&A.

Nascimento, K. A. S. Do., Silva, M. A. da., Melo, M. B. O. de., Barbosa, J. R., Castro Filho, J. A. (2011) "Programa UCA no Estado do Ceará: Caminhos Percorridos, Lições Aprendidas", in: 17º Workshop de Informática na Escola. Informática na Educação para a Democratização do Conhecimento, páginas 1207-1215, v. 22.

Vygotsky, L.S. (1984) "A Formação Social da Mente", São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
26/11/2012
LIMA, Mixilene Sales Santos; OSMUNDO, Maria Lidiana Ferreira; LIMA, Lavina Lúcia Vieira; FREIRE, Raquel Santiago; BARBOSA, Jaiane Ramos; FERNANDES, Alisandra Cavalcante; CASTRO FILHO, José Aires de. Aprendizagem em Projetos de Trocas Culturais com Uso de Laptops Educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 47-58. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18695.