Cinco anos de Ceibal: a inclusão digital e suas mudanças nas comunidades fronteiriças

  • Marcia Maciel UFRGS
  • Raquel Machado Leite UFRGS
  • Liliana M. Passerino UFRGS

Resumo


Este trabalho visa analisar o projeto de inclusão digital instituído no Uruguai, focando nosso olhar para o que pensam os envolvidos neste projeto desde a chegada dos computadores nas escolas públicas. Nossa análise centra-se em depoimentos de alunos, pais e professores, sobre o impacto do projeto durante os anos de existência nas cidades de Artigas e Rivera, que estão na fronteira com o Brasil. A introdução dos computadores portáteis na vida social oferece novas possibilidades para estas pessoas se conectarem com o mundo, permitindo analisar as configurações de interação e inclusão social dos protagonistas. Introduzir o Ceibal nas atividades escolares tornou possível a apropriação da inovação, promovendo espaços de comunicação, troca de experiências, cooperação e colaboração entre os diferentes atores deste cenário: alunos, famílias, inspetores, professores de informática, professores de disciplinas tradicionais, técnicos e etc.

Referências

BEZ, Marta Rosecler, Vicari, Rosa Projeto um Computador por Aluno - UCA Formação Brasil. Sbie 2010: Joao Pessoa.

NEGROPONTE, Nicholas. (2010) "One Laptop per Child". Disponível em: http://www.laptop.org/en/. Acesso 08/2012.

TAJRA, Sanmia Feitosa. Informática na educação - Novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. Editora Érica, 2000.

UNESCO, En El Camino Del Plan Ceibal: Referencias para padres y educadores, Uruguai, 2009.

UNESCO, Ceibal en la Sociedad del Siglo XXI: referencias para padres y educadores. Uruguai, 2009.

UNESCO. (2010) En el Camino del Plan CEIBAL. ISBN 978-92-9089-135-2. Montevideo, Uruguay.

VALENTE, José Armando. Análise dos diferentes tipos de software usados na educação. In: Salto para o futuro: TV e informática na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 1998. 112 p. Série de Estudos Educação a Distância.

XAVIER, Karine. Inclusão digital nas escolas públicas: Uma questão social. In: Revista Brasileira de Tecnologia Educacional. Ano XXXIV Nº 170/171, pg. 47- 54, 2005.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
MACIEL, Marcia; LEITE, Raquel Machado; PASSERINO, Liliana M.. Cinco anos de Ceibal: a inclusão digital e suas mudanças nas comunidades fronteiriças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 59-68. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18696.