Condições materiais e a eficácia da informática aplicada à educação: a culpa é do professor?

  • Andrea L. M. da Costa IFPA
  • Fernando José de Almeida PUC-SP

Resumo


Observa-se um descompasso entre os recursos digitais disponíveis hoje e resultados educacionais efetivos, em especial, nas escolas públicas. Uma causa que pode estar relacionada a essa questão refere-se ao suporte material disponível nessas escolas. Este trabalho analisa as condições efetivas de uso das salas de informática de 11 escolas e apresenta que não apenas os aspectos físicos, retardos de cronogramas e problemas de instalações dificultam uma efetiva aplicação, mas que as condições pessoais e profissionais de trabalho do professor se juntam à problemática. Tenta-se aqui buscar e apontar as dificuldades reais para enfrentar o problema, mostrando-lhe as origens e apontando direções.

Referências

Almeida, F. J. de. (2009) "Paulo Freire/Fernando José de Almeida". São Paulo: Publifolha.

_________. (2007) "Computador, escola e vida: Aprendizagem e tecnologias dirigidas ao conhecimento". São Paulo: Cubzac.

_________. (2012) "Educação e Informática os computadores na escola". 5 ed. São Paulo: Cortez.

Costa, A. L. M. da.; Galvão, O. F.; Ferreira, B. P. (2008) " ARIT - Um Software Baseado em Equivalência de Estímulos Dirigido a Crianças com Histórico de Fracasso na Aprendizagem de Conceitos Aritméticos", In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Fortaleza, Julho, p. 125-134.

Saviani, D. (2008) "Escola e democracia. Edição Comemorativa". São Paulo, Cortez e Autores Associados.

Lukács, G. (2004) "Ontología del ser social: El trabajo", 1. ed. Buenos Aires: Herramienta.

Lüdke, M.; André, M. E. D. (1986) " Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas." São Paulo: EPU.

Soriano, R. R. (2004) "Manual de pesquisa social". Tradução de Ricardo Rosenbusch. Petrópolis, RJ: Vozes.

Vieira Pinto, Á. (2005) "O conceito de tecnologia". 2. ed. 2 vol, Rio de Janeiro: Contraponto.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
DA COSTA, Andrea L. M.; DE ALMEIDA, Fernando José. Condições materiais e a eficácia da informática aplicada à educação: a culpa é do professor?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 69-78. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18697.