Condições materiais e a eficácia da informática aplicada à educação: a culpa é do professor?
Resumo
Observa-se um descompasso entre os recursos digitais disponíveis hoje e resultados educacionais efetivos, em especial, nas escolas públicas. Uma causa que pode estar relacionada a essa questão refere-se ao suporte material disponível nessas escolas. Este trabalho analisa as condições efetivas de uso das salas de informática de 11 escolas e apresenta que não apenas os aspectos físicos, retardos de cronogramas e problemas de instalações dificultam uma efetiva aplicação, mas que as condições pessoais e profissionais de trabalho do professor se juntam à problemática. Tenta-se aqui buscar e apontar as dificuldades reais para enfrentar o problema, mostrando-lhe as origens e apontando direções.
Referências
_________. (2007) "Computador, escola e vida: Aprendizagem e tecnologias dirigidas ao conhecimento". São Paulo: Cubzac.
_________. (2012) "Educação e Informática os computadores na escola". 5 ed. São Paulo: Cortez.
Costa, A. L. M. da.; Galvão, O. F.; Ferreira, B. P. (2008) " ARIT - Um Software Baseado em Equivalência de Estímulos Dirigido a Crianças com Histórico de Fracasso na Aprendizagem de Conceitos Aritméticos", In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Fortaleza, Julho, p. 125-134.
Saviani, D. (2008) "Escola e democracia. Edição Comemorativa". São Paulo, Cortez e Autores Associados.
Lukács, G. (2004) "Ontología del ser social: El trabajo", 1. ed. Buenos Aires: Herramienta.
Lüdke, M.; André, M. E. D. (1986) " Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas." São Paulo: EPU.
Soriano, R. R. (2004) "Manual de pesquisa social". Tradução de Ricardo Rosenbusch. Petrópolis, RJ: Vozes.
Vieira Pinto, Á. (2005) "O conceito de tecnologia". 2. ed. 2 vol, Rio de Janeiro: Contraponto.