Culturas na rede: experiências de intercâmbio entre estudantes brasileiros, espanhóis e argentinos mediadas por Ambiente Virtual de Aprendizagem

  • Martha Kaschny Borges UDESC

Resumo


O artigo apresenta o processo de implementação da Rede Internacional E-Culturas no Brasil. Trata-se de um projeto desenvolvido pela equipe de pesquisa IDEO - da Universidad de Jaén cujo objetivo é promover o intercâmbio entre alunos europeus e latino-americanos, do 6º ano do Ensino Fundamental com vistas ao desenvolvimento da educação intercultural mediada pela tecnologia. O estudo de caso foi realizado por meio de observações e questionários junto aos estudantes brasileiros, de uma escola pública. Os resultados mostram que a aprendizagem de outra cultura requer, em primeiro lugar, o conhecimento e valorização de sua própria cultura. Além disto, as atividades síncronas foram as mais eficazes para a emergência da interação entre os estudantes.

Referências

Alava, Séraphin (org) (2002) "Ciberespaço e formações abertas". Rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed.

Borges, Martha K. (2007). "Educação e cibercultura": perspectivas para a emergência de novos paradigmas educacionais. In Vallejo, A. Pantoja, Zwierewicz, Marlene (org). Sociedade da informação, educação digital e inclusão p. 53-86. Florianópolis, Insular.

Bruner, Jérôme. (2008). "Culture et modes de pensé, l'esprit humain dans ses œuvres". Paris, Retz.

Castells, M. (2003). "A galáxia da Internet". Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar.

De Certeau (1990). "Línvention du quotidien". Paris : Union Générale d'Éditions.

Falteri, Paola. (1998). "Interculturalismo e culturas no plural". In Fleuri, Reinaldo M (org) Intercultura e movimentos sociais. p. 112-132. Florianópolis, Mover.

Gentilli, Pablo (2004). "A globalização libertadora tem de sustentar um conjunto de valores" Revista Pátio, ano VII, n 28, p. 26-40.

Hernandez, Fernando & Ventura, Montserrat. (1998). "A organização do Currículo por Projetos de trabalho". 5ª ed. Porto Alegre, Artes Médicas.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). "Censo demográfico". Brasília, MEC. Disponível em [link]. Acesso em fev 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010), Brasil: 500 anos de povoamento. Brasilia, MEC. Disponivel em http://www.ibge.gov.br/brasil500/index.html. Acesso em fev 2010.

Lévy, Pierre. (1995). "As tecnologias da inteligência": o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed 34, 2a edição.

Lévy, P. (2000). "Cyberculture". Paris, La Découverte.

Millerand, F. (1998). "Usages des NTIC": les approches de la diffusion, de l'innovation et de l'appropriation (1a parte). Disponível em : http://commposite.uqam.ca/98.1/articles/ntic_1.htm. Acesso em fev 2009.

Millerand, F. (1999). "Usages des NTIC": les approches de la diffusion, de l'innovation et de l'appropriation (2a parte). Disponível em : http://commposite.uqam.ca/99.1/articles/ntic_1.htm. Acesso em fev 2009.

Moran, J. M., Masetto, M. T. and Beherens, M. A. (2003) "Novas tecnologias e mediação pedagógica". Campinas, SP: Papirus.

Orofino, Maria Isabel. (2002). "Mídia e educação": contribuições dos estudos da mídia e comunicação para uma pedagogia de meios na escola In: Fleuri, Reinaldo Matias (Org.). Educação Intercultural: mediações necessárias. Florianópolis: EDUFSC.

Perriault, J. (1989). "La logique de l'usage". Essai sur les machines à communiquer. Paris: Flammarion.

Rabardel, P. (1995). "Les hommes et les technologies". Approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin.

Rabardel, P. (2004). "Hommes, artefacts, activités": perspective instrumentale. In Falzon, Pierre. Ergonomie. p. 251-268. Paris, Presses Universitaire de France.

Silva, Gilberto Ferreira (s/d). "Interculturalidade e Educação de Jovens": processos identitários no espaço urbano popular. Disponível em: http://www.lpp-uerj.net/olped/documentos/0025.pdf. Acesso nov. 2008.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
BORGES, Martha Kaschny. Culturas na rede: experiências de intercâmbio entre estudantes brasileiros, espanhóis e argentinos mediadas por Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 79-88. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18698.