Desafios do uso da Tecnologia Informação e Comunicação na Inclusão Digital de Professores de uma Escola Pública Quilombola
Resumo
O escopo deste trabalho é a discussão acerca da inclusão digital e a reflexão sobre a inserção das TIC como ferramentas de apoio pedagógico na Escola Municipal Manuel Albino Carvalho, visando a democratização ao acesso da informação respeitando as peculiaridades e particularidades da cultura afro-brasileira do Quilombo de São Miguel. A metodologia foi da pesquisa exploratória qualitativa sendo os dados avaliados a partir da aplicação de questionários tipo survey. Os resultados obtidos apontam para o desafio do uso das TIC no ensino tanto no que tange a capacitação adequada dos professores quanto ao planejamento e a metodologia que promovam a motivação dos estudantes e dinamização do processo ensino-aprendizagem vinculados às realidades sociais.
Referências
ALMEIDA, F.; VALENTE, J.A. (2009). Visão Analítica da Informática a Educação no Brasil: A Questão da Formação do Professor. Disponível em: http://www.proinfo.gov.br. Acesso em: 11 jun.
AQUINO, M. A. (2008). O novo status da informação e do conhecimento na cultura digital. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 1, p. 79 - 100.
CAVALCANTE, A. V. B.; NETO, C. E. S.; FERREIRA, J. S.; SOUZA, F. F. (2009). Letramento Digital O Caso Caiana dos Crioulos. Revista África e Africanidades - Ano 2 n. 7 Novembro.
COSTA, R. L; THEREZA JR., A. H.; GOMIDE, R. S.; GOMIDE, R. V. S.; DAMASCENO, E. F. (2007). Informática Básica nas Escolas Públicas Buscando a Inclusão Digital dos Estudantes da Oitava Série do Ensino Fundamental em diante e da Comunidade em Geral. Anais... do Workshop de Informática na Escola. Disponível: http://www.de9.ime.eb.br/~sousamaf/cd/pdf/arq0051.pdf. Acesso em março de 2012.
ENRICONE, D. (2006). A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: ENRICONE, D. (orgs). A docência na educação superior sete olhares. Porto Alegre: Evangraf,
FREIRE, P. (2006). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra,
GIL, A.C. ( 2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
GÓMEZ, A. I. P. (1998). As funções sociais da escola: da reprodução à crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, J. G. e GOMEZ, A. L. P. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, p.13-26.
KENSKI, V. M. (2003). Tecnologia e as Alterações no Espaço e Tempo de Ensinar e Aprender. São Paulo: Papirus.
KENSKI, V. M. (2010). Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 6 ed. v.1. 141 p.
MARTINSI. M. C. (2008). Situando o uso da mídia em contextos educacionais. Disponível em: [link]. Acesso: out/2011.
PARÉ, M. L.; OLIVEIRA, L. P.; VELLOSO, A. D. (2007). A educação para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da Comunidade Kalunga do Engenho II (GO). Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 215-232, maio/ago. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso: dez/2011.
ROSINI, A.M. (2007). As novas tecnologias da informação e a educação à distância. São Paulo: Cengage Learning,
SACRISTÁN, J. G., GÓMEZ, A. I. Pérez. (1998). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ARTMED Editora.
SAMPAIO, M. N; LEITE, L. S. (1999). Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. Petrópolis: Vozes.
SILVA, M. N. S. (2007). Formação do Professor, pedagogia de projetos e as tecnologias da informação e da comunicação. Práxis Educacional. Vitoria da Conquista: Edições Uesb, v. 3, p. 109-126.
SOFFA, M. M.; TORRES, P. L. (2009). O processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias da informação e comunicação na formação de professores on-line. IX Congresso Nacional de Educação. Disponível: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3285_1440.pdf. Acesso: março/2012.