Desenvolvimento de um Jogo para Apoio de Ensino a Ciências: Um Estudo de Caso

  • Rodrigo A. S. Alves UFMG
  • Raquel O. Prates UFMG
  • Elaine S. França UFMG

Resumo


Este artigo apresenta a experiência vivenciada no desenvolvimento e avaliação em contexto real de um jogo voltado ao apoio do Ensino de Ciências, especificamente biomas brasileiros, no Ensino Fundamental. Embora a avaliação inicial do jogo não tenha gerado indicadores de que ele melhora o desempenho no aprendizado do alunos, foram identificados benefícios relativos à motivação e interesse dos alunos.

Referências

Calisto A.; Barbosa, B; Malucelli, A; Silva, C. (2010) "Uma Análise Comparativa entre Jogos Educativos Visando Criação de um Jogo para Educação Ambiental", In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), João Pessoa - PB, Brasil.

Kessler, M. C.; de Paula, C. G.; Albé, M. H.; Manzini, N.; Barcellos, C.; Carlson, R.; Marcon, D.; Kehl, C., (2010) "Impulsionando a aprendizagem na universidade por meio de jogos educativos digitais", In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), João Pessoa - PB, Brasil.

Loula, A. C.; Muños, Y.J.; Oliveira, E. S.;. Rocha, P.L.B.; Vargens, M. M. F., Modelagem (2010). Ambiental em um Jogo Eletrônico Educativo. In VIII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGAMES), Rio de Janeiro - RJ, Brasil. pág.: 171-180.

Neves, R. G.; Giraffa, L. M. M. (2007) "Pandora: Um jogo de memória configurável", In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), São Paulo - SP, Brasil. pág.: 308-311.

Paim, M. F. R.; de Paula, B. C., (2009) "Eu, Robô Poeta: Um Jogo para Aprender a Construir Poesias", In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Florianópolis - SC, Brasil. ISSN: 2176-4301.

Pietruchinski, H. M; Neto, J. C.; Malucelli, A; Reinehr, S. (2011) "Os jogos educativos no contexto do SBIE: uma revisão sistemática de Literatura", In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Aracaju - SE, Brasil. pág.: 476-485.

Prates, R. O.; Figueiredo, R. M. V., (2005) "An Experience with an Enriched Task Model for Educational Software." In: Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI), 2005, Portland. CHI 2005 Extended Abstracts. New York: ACM, 2005. p. 1721-1724.

Silva, A. A.; Passerino, L. M, (2007) "A fazenda: Software Educativo para Educação Ambiental", In: CINTED-UFRGS: Novas tecnologias na Educação Vol. 5, N º2.

Silva, B. S.; Barbosa, S. D. J., (2007) "Designing Human-Computer Interaction With MoLIC Diagrams -- A Practical Guide." In Carlos J. P. de Lucena (ed.), Monografias em Ciência da Computação, 12/07, ISSN 0103-9741.

Silva, M. A. R.; Magalhães, V. M. A.; Anacleto, J. C.,(2010) "O Uso de um Jogo Narrativo Computacional em um Ambiente Escolar", In: XXX Workshop Sobre Informática na Escola (WIE), Belo Horizonte - MG, Brasil. pág.: 1225-1234.

Silva, I. K. O.; Morais, M. J. O; (2011) "Desenvolvimento de jogos Educacionais no apoio do processo Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental", In: Holos, Ano 27 Vol 5 pág.: 153-164.
Publicado
26/11/2012
ALVES, Rodrigo A. S.; PRATES, Raquel O.; FRANÇA, Elaine S.. Desenvolvimento de um Jogo para Apoio de Ensino a Ciências: Um Estudo de Caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 99-108. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18700.