Experiência Brasileira na Formação de Professores Ibero-Americanos em Tecnologias Digitais Acessíveis
Resumo
Este artigo apresenta a experiência de formação de professores de países ibero-americanos em Tecnologias Digitais Acessíveis, uma ação do governo brasileiro, projetada e gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Iniciado em 2009, educadores de diferentes países de língua espanhola têm se beneficiado da experiência brasileira de formação de educadores para a inclusão sociodigital de pessoas com deficiência. Ao socializarmos essa exitosa parceira internacional, uma produtiva trajetória teórica-prática na área das tecnologias digitais, objetivamos a emergência de novas parceiras internacionais, de formação e de pesquisa para impulsionar a inserção sociodigital da diversidade humana.
Referências
Freire, P. (1992) "A pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido". RJ: Paz e Terra.
Santarosa, L. et al. (2011) "Tecnologías digitales accesibles". Porto Alegre: JSM Comunicações Ltda.
Santarosa, L. et al. (2010) "Tecnologias digitais acessíveis". Porto Alegre: JSM Comunicações Ltda.
Santarosa, L. (2004) "Ambientes de Aprendizagem Virtuais para Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Especiais". Projeto de Pesquisa. CNPQ (2004 - 2006).
Santarosa, L. (2007) "Ambientes de Aprendizagem Virtuais para Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Especiais. Projeto de Pesquisa". CNPQ (2007 - 2009).
Santarosa, L. (2009) "Ambientes de Aprendizagem Virtuais e Inclusão: mediação pelas áreas de desenvolvimento potencial de pessoas com necessidades educacionais especiais". Projeto de Pesquisa. CNPQ (2007 - 2009).
Santarosa, L. (2010) "Construção de Espaços Virtuais Inclusivos para atendimento à diversidade Humana". Projeto de Pesquisa. CNPQ (2010 - 2014).