Fanzine: Uma Estratégia Pedagógica Motivadora na Produção de Gêneros Textuais Através da Utilização do Computador
Resumo
A utilização das novas tecnologias no contexto educacional inspira educadores no desenvolvimento de estratégias inovadoras e motivadoras nas diversas áreas do conhecimento. No entanto é imprescindível observar como os alunos interagem com essas tecnologias. A partir de observações do cotidiano escolar, promovemos o projeto Fã de Fanzine com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de produzir um fanzine, através do qual pudessem vivenciar a inédita e fascinante experiência de integrar arte, leitura, produção de imagens e textos, em diversos gêneros, relacionados a um objeto de seu interesse, utilizando a tecnologia do computador, visando socialização dos conteúdos através de suporte impresso e virtual.
Referências
Branco, Edward de Alencar Castelo. SOARES, Fagno da Silva. BRITO, Fábio Leonardo de Castelo Branco. "Fanzine: Literatura Marginal na Sala de Aula". Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/artigo-fanzine.php. Acesso em: 21/04/2012.
Koellreuter, Hans J. "Educação Musical: Hoje e, Quiçá, Amanhã". In: LIMA, Sônia Albano de (org.). Educadores Musicais de São Paulo: Encontro e Reflexões. São Paulo: Nacional, 1998.
Loureiro, Alícia Maria Almeida Loureiro. "O Ensino de Música na Escola Fundamental". 7ª ed. São Paulo: Papirus, 2010.
Martins, Mírian Celeste. Picosque, Gisa. Guerra, M. Terezinha Tells. "Teoria e Prática do Ensino da Arte - A Língua do Mundo". São Paulo: FTD, 2009.
Nascimento, Angélica S., LIMA, Mixilene Sales S., FREIRE, Raquel S., FILHO, José Aires de C. "Um olhar sobre as Atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das Escolas Municipais de Fortaleza". In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Instituto UFC Virtual , Anais do SBIE - WIE, 2011.
Solé, Isabel. Estratégias de Leitura. 6ª Ed. São Paulo: Artmed, 1998.
Valente, José Armando. "As Tecnologias Digitais e os Diferentes Letramentos". Pátio Revista Pedagógica. Nº 44, p. 13-15. Novembro 2007/ Janeiro 2008.