Formação de professores em robótica educacional com Hardware Livre Arduino no contexto Um Computador por Aluno

  • Marcos de Castro Pinto UFRJ
  • Marcos da Fonseca Elia UFRJ
  • Fábio Ferrentini Sampaio UFRJ

Resumo


Lidamos cotidianamente com artefatos tecnológicos que nos possibilitam comunicar, trabalhar, divertir, etc. A todo o momento estamos aprendendo e reaprendendo a operar todos estes artefatos, em um interminável processo de ensino-aprendizagem. A robótica aplicada na educação contribui em aproximar a escola deste "mundo" tecnológico, estimulando e motivando alunos e professores na construção de saberes nas mais variadas áreas do conhecimento. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência obtida na aplicação de curso para formação de professores em robótica educacional, utilizando modelo pedagógico interativo e o hardware livre Arduino. em duas escolas participantes do programa governamental PROUCA: Um Computador por Aluno no município de Piraí, Rio de Janeiro.

Referências

ARDUINO. Arduino. Disponível em http://www.arduino.cc/. Acesso em julho de 2012.

BNDES/PROUCA. Disponível em: [link]. Acesso em julho de 2012.

CÉSAR, D. R.; BONILLA, M. H. S. Robótica livre: implementação de um ambiente dinâmico de robótica pedagógica com soluções tecnológicas livres no Cet CEFET em Itabirito Minas Gerais - Brasil. WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 13., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: SBC, 2007. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/953/939. Acesso em: julho de 2012.

CURCIO, C. P. C.. Proposta de método de robótica educacional de baixo custo. 2008. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia) - PRODETEC, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Instituto de Engenharia do Paraná, Curitiba. 2008.

FILHO, D. A. M.; GONÇALVES, P. C. Robótica Educacional de Baixo Custo: Uma Realidade para as Escolas Brasileiras. WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2008, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: SBC, 2008. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/953/939. Acesso em: julho de 2012.

KENSKI, V. M. Novas Tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 8, p.58 71, mai/jun/jul/ago, 1998.

MIRANDA, L. C. RoboFácil: especificação e implementação de artefatos de hardware e software de baixo custo para um kit de robótica educacional. 2006. Dissertação (Mestrado em Informática) - Núcleo de Computação Eletrônica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

PINTO, M. C. Aplicação de arquitetura pedagógica em curso de robótica educacional. com hardware livre. Dissertação (Mestrado em Informática) - Núcleo de Computação Eletrônica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

SCHONS, C., PRIMAZ, E. e WIRTH, G.A.P., 2004. Introdução a Robótica Educativa na Instituição Escolar para alunos do Ensino Fundamental da disciplina de Língua Espanhola através das Novas Tecnologias de Aprendizagem. Anais do I Workshop de Computação da Região Sul.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
PINTO, Marcos de Castro; ELIA, Marcos da Fonseca; SAMPAIO, Fábio Ferrentini. Formação de professores em robótica educacional com Hardware Livre Arduino no contexto Um Computador por Aluno. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 158-167. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18706.