Informática na Educação: Promovendo Novos Talentos no Pampa

  • Amanda Meincke Melo Unipampa
  • Jaline Gonçalves Mombach Unipampa
  • Jader de Freitas Saldanha Unipampa
  • Maria Cristina Graeff Wernz Unipampa

Resumo


Este artigo apresenta relato de experiências no contexto de desenvolvimento do subprojeto "Info.edu: Novos Talentos no Pampa", com o objetivo de fomentar o uso de recursos de informática em escolas públicas do município de Alegrete/RS. Design Participativo e recursos da web 2.0 são utilizados como referenciais teórico-metodológicos, com vistas à promover trocas de experiências, reflexões sobre o uso da informática, processos de coautoria e a curiosidade. Os resultados têm sido bastante positivos e reforçam a importância da relação dialógica entre comunidade escolar e universitária.

Referências

Almeida, L. D. A.; Neris, V. P. A.; Miranda, L. C.; Hayashi, E. C. S.; Baranauskas, M. C. C. (2009) "Designing Inclusive Social Networks: A Participatory Approach". In: HCI International 2009, p. 653-662. Springer.

Bonacin, R.; Baranauskas, M. C. C.; Cecilia, R. M. (2003) Designing and Learning: joining the concepts in work practices. In Educational Technology & Society, v. 6, n. 1, 3-8.

Bonacin, R.; Melo, A. M.; Simoni, C. A. C.; Baranauskas, M. C. C. (2009) Accessibility and interoperability in e-government systems: outlining an inclusive development process. In Universal Access in the Information Society, v. 9, n. 1, p. 17-33.

Freire, P. (1996), Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra (Coleção Leitura).

Grønbœk, K. (1991), Prototyping and active user involvement in system development: towards a cooperative prototyping approach, http://www.daimi.au.dk/~kgronbak/Thesis/ThesisOverview.html, Fevereiro 2010.

Guimarães, T. M., Sena, R. M. (2010) "Educação e Tecnologia: práticas pedagógicas desenvolvidas nos laboratórios de informática das escolas públicas de Cáceres e região". In XVI WIE, p. 1107-1116. SBC.

Isotani, S., Mizoguchi, R., Bittencourt, I. I., Costa, E. (2008). "Web 3.0 - os rumos da web semântica e da web 2.0 nos ambientes educacionais". In SBIE 2008, p. 785-795.

Martins, M. C., Melo, A. M., Baranauskas, M. C. C. (2003) "Participação de crianças na concepção de um portal infantil na Internet". In IX WIE, p. 461-472. SBC.

Melo, A. M.; Baranauskas, M. C. C.; Soares, S. C. de M. (2008) Design com Crianças: da Prática a um Modelo de Processo. In Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 16, n. 1, 43-55.

Melo, A. M, Cunha, H. S., Saldanha, J. F., Mombach, J. G. (2011) "Extensão Universitária como Prática Pedagógica de Interação Humano-Computador". In IHC 2011/ II WEIHC.

Melo, A. M., Wernz, M. C. G., Gomes, A. G. et al. (2012). "Acessibilidade e Inclusão na Pauta de Comunidades Escolares de Alegrete". In 30º SEURS.

Molin, S. I. L. (2010) "Projeto de Aprendizagem e as Ferramentas da Web 2.0: uma experiência em sala de aula". In XVI WIE, p. 1334-1353. SBC.

Mombach, J. G., Melo, A. M., Wernz, M. C. G., Saldanha, J. F., Machado, R. (2010) "Gurizada.net: inclusão digital em perspectiva participativa". In XVI WIE, p. 1069-1078. SBC.

Muller, M. J., Haslwanter, J. H., Dayton, T. (1997) "Participatory Practices in the Software Lifecycle". In: Handbook of Human-Computer Interaction, 2. ed., Editado por Helander, M. G., Landauer, T. K., Prabhu, P. V. Elsevier, Amsterdam, p. 255-297.

Nielsen, J. The usability engineering life cycle. In Computer, Los Alamitos, v. 25, n. 3, 12-22, Mar. 1992.

Saldanha, J., Melo, A. M., Wernz, M. C. G. (2011) "Professores.net:design participativo de espaço virtual para construção e troca de conhecimento entre mundo, professor e aluno". In 5º CEBEU.

Saldanha, J. F, Melo, A. M. (2012) "Qualidade no Uso de Objetos de Aprendizagem: apoio a inspeção de interface de usuário". In IHC 2012.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
MELO, Amanda Meincke; MOMBACH, Jaline Gonçalves; SALDANHA, Jader de Freitas; WERNZ, Maria Cristina Graeff. Informática na Educação: Promovendo Novos Talentos no Pampa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 168-177. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18707.