Mediação Pedagógica: um estudo a partir da percepção de professores em formação continuada

  • Gianna Oliveira Bogossian Roque PUC-Rio
  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa PUC-Rio
  • Gilda Helena Bernardino de Campos PUC-Rio

Resumo


Este artigo apresenta um estudo inicial dos resultados de uma pesquisa quali-quantitativa que busca evidências da influência da ação da mediação pedagógica no desempenho acadêmico dos alunos. Para a sistematização das respostas foi utilizado o ALCESTE, software de análise de conteúdo. O artigo destaca a relevância da mediação no desempenho profissional do aluno e sua importância na redução da evasão.

Palavras-chave: mediação pedagógica, educação a distância, análise de conteúdo

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BELLONI, M. L.O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2001.

CAMPOS, G. H. B, ROQUE, G. O. B, AMARAL, S. B., Dialética da Educação a Distância, Rio de Janeiro, Editora PUC Rio, 2007.

HUBERMAN, S. Cómo se forman los capacitadores: arte y saberes de su profesión. Buenos Aires: Paidós, 1999.

KRONBERGER, N., WAGNER, W., Palavras-chave em Contexto: análise estatística de textos, IN. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 6.ed. Petrópolis, Vozes, 2007, p.416-441.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo, SP: Ed. 34, 1999.

MASETTO, M. T. Mediação Pedagógica e o Uso da Tecnologia. In MORAN, J. M. MASETTO, M. T. e BEHRENS M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000, p.133-173.

SMERIGLIO, D. Linee guida all' e-learning: Le nuove forme della didattica. Roma: Anicia, 2008.

SOUZA, A. R. B.; SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Mediação Pedagógica na Educação a Distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Revista Diálogo Educacional, v.8, n.24, p.327-339. Curitiba, maio/ago. 2008.
Publicado
26/11/2012
ROQUE, Gianna Oliveira Bogossian; PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo; DE CAMPOS, Gilda Helena Bernardino. Mediação Pedagógica: um estudo a partir da percepção de professores em formação continuada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 188-195. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18709.