Novas Tecnologias na Educação: Transformações da Prática Pedagógica no Discurso do Professor

  • Suênia Izabel Lino Molin Univali
  • André Raabe Univali

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as percepções de um grupo de professores sobre possíveis transformações ocorridas em suas práticas pedagógicas após terem participado do Curso de Formação Continuada "Introdução à Educação Digital", evento promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Itajaí/SC. Os dados foram coletados por meio da aplicação de dois questionários denominados pré-curso e pós-curso. Os resultados apontaram que, após a participação nesse curso, ocorreram mudanças na prática pedagógica, com incremento no uso técnico-pedagógico do computador e introdução de recursos mais avançados. Contudo, a pesquisa também revelou que o número de professores que usam o computador nas atividades com os alunos é ainda pequeno e este uso se restringe aos laboratórios de informática das escolas.

Referências

BARDIN, L. (1977) "Análise de conteúdo". Lisboa, Portugal: Edições 70.

BRASIL. (2008) "Ministério da Educação". Secretaria de Educação a Distância. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado: Manual do formador. Brasília.

CANTANI, M. C. (2008) "Políticas públicas de formação de professores na área de tecnologias de informação e comunicação - TIC na rede pública estadual de ensino de Paraná". 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

CETIC.br.TIC (2010) "Educação". Comitê Gestor da Internet no Brasil.

CYSNEIROS, P. G. (2003) "Programa Nacional de Informática na Educação: novas tecnologias, velhas estruturas". In: BARRETO, R. G. (Org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartel.

DEMO, Pedro. (2007) "Alfabetizações": desafios da nova mídia. Ensaio: avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, Dezembro.

GANDRA, A. F; GOMES, M. A. F. (2010) "Letramento digital dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental". Anais do XVI workshop sobre informática na escola. Disponível em: http://www.br-ie.org/WIE2010/, Agosto.

KENSKI, V. M. (2003) "Tecnologias e ensino presencial e a distância". Campinas, SP: Papirus.

KENSKI, V. M. (2010) "Tecnologias e ensino presencial e a distância". Campinas, SP: Papirus, 8ª ed. Série Prática Pedagógica.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (2008) "Novas tecnologias e mediação pedagógica". Campinas, SP: Papirus.

OCDE. (2004) "Completing the foundation for lifelong learning": an OECD survey of upper secondary schools. Paris.

VALENTE, J. A. (2005) "Pesquisa Comunicação e aprendizagem com o computador": o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: "Integração das tecnologias na educação". Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. (2011) "Visão analítica da informática na educação no Brasil": a questão da formação do professor. Disponível em: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/library/valente.html. Julho.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
MOLIN, Suênia Izabel Lino; RAABE, André. Novas Tecnologias na Educação: Transformações da Prática Pedagógica no Discurso do Professor. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 196-205. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18710.