O Ensino de Ciências em Escolas UCA: Uma Análise das Estratégias de Mediação Didática

  • Cícero Bandeira Lima Filho UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC
  • Arliene Santisteban Campos Escola Anísio Teixeira

Abstract


This work aimed to reflect on the use of laptop education in schools covered by the Programa Um Computador por Aluno (UCA). Considering that one of the central proposals of the Institute is to adapt methodologies that favor the emergence of collaborative practices between teachers and students, we analyze lesson plans produced in schools participating in the program and made available in website called Portal do Professor, in order to ascertain how the laptop is being used and from which mediation strategies. The research is qualitative and turned to study of natural science as school content, elementary school II. The results of this analysis are presented below.

References

ALMEIDA, M. E.B, Caixas de Ferramentas em Logo in VALENTE, J.A. O professor no ambiente Logo: formação e atuação. SP: UNICAMP/NIED, 1996.

BRASIL. Secretaria da Educação a Distância. Princípios orientadores para o uso pedagógico do laptop educacional na educação escolar. Brasília: MEC/SEED, 2007.

________. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

________. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CACHAPUZ, A. A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

COLAÇO, V. Inter(ação) Social nos Contextos de Pesquisa/Intervenção em Escolas de Fortaleza. Psicol. estud., Mar 2010, vol.15, no.1, p.127-135. ISSN 1413-7372. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000100014.

________ Estratégias de mediação em situação de interação entre crianças em sala de aula. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 47-56. ISSN 1413-294X. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2007000100006.

D'ÁVILA, Cristina Maria. Decifra-me ou te devorarei: o que pode o professor frente ao livro didático? Salvador: EDUNEB; EDUFBA, 2008.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

POZO, J. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANCHO, Juana Maria. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SALES, G. L. Atividade de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física moderna com a utilização do objeto de aprendizagem pato quântico. Revista Brasileira do Ensino de Física. v. 30, n. 3, 3501 (2008).

SHÄFFER, P.B; SPERB, B.F; FAGUNDES, L.C. Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 22., 2011, Aracaju. Anais.... p. 1226-1235.

SHIMAMOTO, D. F. Anfibios e sua tranformação. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33441. Acesso em 22/jun/2012.

NASCIMENTO, K.A.S et al. Programa UCA no Estado do Ceará: caminhos percorridos: lições aprendidas. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 22., 2011, Aracaju. Anais...p. 1207 - 1215.

UNTALER, L.O. Seres vertebrados ou invertebrados: como diferenciá-los? UCA. Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37333. Acesso em 22/jun/2012.

VYGOTSKY. Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Published
2012-11-26
LIMA FILHO, Cícero Bandeira; CASTRO FILHO, José Aires de; CAMPOS, Arliene Santisteban. O Ensino de Ciências em Escolas UCA: Uma Análise das Estratégias de Mediação Didática. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 206-215. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18711.