O Ensino de Ciências em Escolas UCA: Uma Análise das Estratégias de Mediação Didática

  • Cícero Bandeira Lima Filho UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC
  • Arliene Santisteban Campos Escola Anísio Teixeira

Resumo


Este trabalho teve como propósito refletir sobre a utilização do laptop educacional em escolas contempladas pelo Programa Um Computador por Aluno (UCA). Considerando que uma das propostas centrais do UCA é a adoção de metodologias que favoreçam o surgimento de práticas colaborativas entre alunos e professores, analisamos planos de aula produzidos em escolas participantes do programa e disponibilizadas no Portal do Professor, a fim de verificar como o laptop está sendo utilizado e partir de quais estratégias de mediação. A pesquisa tem caráter qualitativo e voltou-se para a disciplina ciências naturais, do ensino fundamental II. OS resultados desta análise serão apresentados a seguir.

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Publicado
26/11/2012
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LIMA FILHO, Cícero Bandeira; CASTRO FILHO, José Aires de; CAMPOS, Arliene Santisteban. O Ensino de Ciências em Escolas UCA: Uma Análise das Estratégias de Mediação Didática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 206-215. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18711.