O Pedagogo e as Novas Tecnologias
Resumo
O presente trabalho aborda a utilização das novas tecnologias como recursos no processo de ensino e aprendizagem, com enfoque na importância da mediação do pedagogo para a integração dessas novas ferramentas na educação. A pesquisa foi realizada junto aos pedagogos participantes do curso "O pedagogo e as tecnologias de Informação e Comunicação: em busca de uma conexão real" realizado na forma bimodal, no município de Araucária. O curso atendia um grupo de vinte e nove pedagogos, de quinze escolas municipais. Buscou-se no decorrer da pesquisa levantar dados sobre a visão do profissional pedagogo relacionado às tecnologias na educação e a necessidade da formação continuada para a integração das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Referências
BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: Ibpex, 2006.
FERREIRA, N. (Org.) Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 3. ed. Cortez: São Paulo, 2001.
KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Chain, 1999.
VASCONCELLOS, C. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.