O Pedagogo e as Novas Tecnologias

  • Elisa Daniele de Andrade Ensino Fundamental de Araucária-PR
  • Jaqueline Lesinhovski Talamini Ensino Fundamental de Araucária-PR
  • Marcia Patricia Kuligovski Ensino Fundamental de Araucária-PR

Resumo


O presente trabalho aborda a utilização das novas tecnologias como recursos no processo de ensino e aprendizagem, com enfoque na importância da mediação do pedagogo para a integração dessas novas ferramentas na educação. A pesquisa foi realizada junto aos pedagogos participantes do curso "O pedagogo e as tecnologias de Informação e Comunicação: em busca de uma conexão real" realizado na forma bimodal, no município de Araucária. O curso atendia um grupo de vinte e nove pedagogos, de quinze escolas municipais. Buscou-se no decorrer da pesquisa levantar dados sobre a visão do profissional pedagogo relacionado às tecnologias na educação e a necessidade da formação continuada para a integração das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Referências

ARAUCÁRIA. Secretaria Municipal de Educação. Departamento de Tecnologia Educacional. Plano de Formação 2010. SMED: Araucária, 2010.

BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: Ibpex, 2006.

FERREIRA, N. (Org.) Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 3. ed. Cortez: São Paulo, 2001.

KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Chain, 1999.

VASCONCELLOS, C. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
DE ANDRADE, Elisa Daniele; TALAMINI, Jaqueline Lesinhovski; KULIGOVSKI, Marcia Patricia. O Pedagogo e as Novas Tecnologias. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 216-225. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18712.