O uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio às atividades presenciais no contexto do ensino médio

  • Claudete F. Oliveira UERN
  • Rommel W. Lima UERN

Resumo


Este artigo situa-se na área das tecnologias aplicada à educação e contempla a utilização de um AVA, no contexto do ensino médio na modalidade presencial, como forma de subsidiar a prática pedagógica do professor e de ampliar as possibilidades de ensino para além do curto e delimitado espaço de presença física de professores e alunos na mesma sala de aula. Após o relato da experiência, serão apontados seus resultados acerca da utilização do Moodle em disciplina presencial e as considerações finais deste documento.

Referências

Bloom, B. S. et al. (1977) Taxonomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Trad. Flávia Maria Sant'anna. 6. Ed. Globo: Porto Alegre - RS.

Duso, L. (2009) Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, R. B. E. C. T ,v. 2, n. 3, set/dez.

Esteban, M. T. (2010) Avaliação: um tema polêmico - Proposta da série. Revista Salto para o Futuro, Ano XX Boletim 18 - Novembro.

Filho, A. R. P. (2009) Moodle: um sistema de gerenciamento de cursos (versão 1.5.2+). Brasília: Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Universidade de Brasília. http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf, Outubro.

GPL. (2007) http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html, Junho.

Lima, R.W. e Fialho, S. V. (2008) Mapa de Dependências: Uma ferramenta para aplicação da Taxonomia de Bloom na Educação a Distância. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008.

Lima, R.W. e Fialho, S. V. (2011) Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências: ferramentas para um planejamento com base em objetivos educacionais. Revista de Exatas e Tecnológica - RETEC. v. 2, p. 10, 2011.

Litto, F. M. e Formiga, M. (2009) Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Machado Júnior, F. S. (2008) Interatividade: e interface em um ambiente virtual de aprendizagem. Passo Fundo: IMED.

Mercado, L. P. L. M. (1998) Formação docente e novas tecnologias. IV Congresso Iberoamericano de Informática na Educação, realizado em Brasília - DF, no período de 20 a 23 de outubro, 1998.

Moresco, S. F. S. e Behar, P. A. (2005) Rooda tekton: Um objeto pedagógico para aprendizagem de física. IV Encontro Ibero-americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola, Lajeado-RS.

Moresco, S. F. S. e Behar, P. A. (2003) Rooda Tekton: uma proposta pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem Rooda. XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro-RJ.

Perrenoud, P. (2001) Agindo na urgência, atuando na incerteza. Porto Alegre: Artmed.

Rodrigues, R. S.(1998) Modelo de avaliação para cursos no ensino à distância: estrutura, aplicação e avaliação. Florianópolis: UFSC (Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção UFSC).

Taylor, P. C. (2009) Moodle: usando comunidades de aprendizes para criar um sistema de fonte aberta de gerenciamento de curso. In: Alves, Lynn; Barros, Daniela; Okada, Alexandra. (Org) Moodle: estratégia pedagógica e estudo de caso. Salvador:EDUNEB.

Sabbatini, R. M. E. (2007) Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet: a Plataforma Moodle. São Paulo: Instituto EduMed.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Claudete F.; LIMA, Rommel W.. O uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio às atividades presenciais no contexto do ensino médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 226-235. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18713.