Os processos de Multi, Inter e Transdisciplinaridade em um Curso voltado para a Formação Continuada de Professores em Informática na Educação

  • Isaura Alcina Martins Nobre IFES
  • Vanessa Battestin Nunes IFES
  • Rutinelli da Penha Fávero IFES
  • Tânia Barbosa Salles Gava IFES / UFES
  • Lydia Márcia Braga Bazet IFES

Resumo


Este artigo tem por objetivo compartilhar as experiências de planejamento e desenvolvimento de um curso de Pós-Graduação, ofertado na modalidade a distância, que contou com o estudo e a integração da equipe em busca de uma proposta multi, inter e transdisciplinar de ensino, visando oferecer formação continuada a professores nas áreas de Informática na Educação.

Referências

BOTELHO, F. V. U.; Vicari, R. M. "A Qualidade dos Processos Interativos como Chave para a Avaliação da Efetividade de Cursos a Distância". Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 17, Número 1, 2009.

DALMÁS, Angelo. Planejamento participativo na escola. 16ª. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

INSTITUTO Paulo Freire. "Inter-Transdisciplinaridade e Transversalidade". Instituto Paulo Freire/Programa de Educação Continuada. Disponível em: http://www.inclusao.com.br/projeto_textos_48.htm. Acesso em: 25 jul. 2011.

MORIN, Edgar. "Arte, cultura e ciência unidas no discurso do pensador que aposta na transdisciplinaridade". Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/imprimir.jsp?id=9756. Acesso em: 09 ago. 2009.

NICOLESCU, Basarab. "Um novo tipo de conhecimento - transdisciplinaridade. 1o Encontro Catalisador do CETRANS - Escola do Futuro - USP". Itatiba, São Paulo, 1999. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/conhecimento.pdf. Acesso em: 22 jul. 2011.

PIAGET, J. "The epistemology of interdisciplinary relationships". in L. Apostel,G. Berger, A. Briggs, and G. Michaud, eds. Interdisciplinarity: problems of teaching and researchin universities. Paris: Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). 1972, p. 127-140.

QUADROS, T., MARTINS, J. S. B., "A Prática Interdisciplinar em Programas de Educação a Distância num Cenário de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação" In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2005. UFJF. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/419. Acesso em: 09 ago. 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. "Um discurso sobre as ciências". 4ª edição. Cortez: São Paulo, 2006.

SOMMERMAN, Américo. "Complexidade e Transdisciplinaridade". I Encontro Brasileiro de Estudos da Complexidade. 11 a 13 e julho de 2005, Curitiba/PR. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/complex.pdf. Acesso em 22 jul. 2011.

UAB - Universidade Aberta do Brasil. "O que é". Disponível em: [link]. Acessado em 03 de mai de 2012.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
NOBRE, Isaura Alcina Martins; NUNES, Vanessa Battestin; FÁVERO, Rutinelli da Penha; GAVA, Tânia Barbosa Salles; BAZET, Lydia Márcia Braga. Os processos de Multi, Inter e Transdisciplinaridade em um Curso voltado para a Formação Continuada de Professores em Informática na Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 236-245. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18714.