Pelo telefone - histórias e relatos sobre o uso de celulares como ferramenta de ensino e aprendizagem delíngua inglesa no Brasil

  • Maria do Carmo Ferreira Xavier UFRJ
  • Lucimeri Ricas Dias UFRJ

Resumo


Este artigo descreve experiências com o telefone celular como ferramenta de ensino de língua inglesa entre 2009 e 2012. Estas experiências foram realizadas com adolescentes de 12 a 14 anos de idade, em uma escola de idiomas no Rio de Janeiro. Neste relato serão descritas: as atividades criadas, o processo de planejamento e implementação e as dificuldades ao longo da implementação. Também serão descritos os princípios norteadores do Mobile Assisted Language Learning (MALL), bem como outras possibilidades integração de tecnologias da informação à sala de aula.

Referências

Agar, J. [2003] Constant touch: a Global History of Mobile Phones. Icon Books, Cambridge, England.

Anatel, Relatório de Acompanhamento 2011. Disponível em: http://migre.me/aV2Ju. Acesso em: 19 de agosto de 2012.

Castells, M. [1996] The Rise of the Network Society. The Information Age: Economy, Society and Culture Volume I. Wiley-Blackwell. Oxford, UK.

Fedoce, R. S., e Squirra, S. C. [2011]. As tecnologias móveis e os potenciais da comunicação na educação, In: LOGOS 35. Mediações sonoras. Vol.18, Nº 02, pp. 267-278.

Horizon [2012] NMC Horizon Report . Acessado pela última vez em 10/08/2012. Disponível em: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/HR2012.pdf

Jarvis, H. [2012] Computers and Learner Autonomy: trends and issues. ELT Research Paper 12-02. British Council. London, UK.

Kukulska-Hulme, A. and Shield, L. [2008] An overview of mobile assisted language learning: From content delivery to supported collaboration and interaction.ReCALL, 20(3), pp. 271-289 [tradução das autoras].

Morais, D. C. S., Alencar A. D. P. C. e Souza, R. [2011] Jogo baseado em m-learning e aprendizado tangencial para auxílio ao ensino de Teoria da Computação. In: Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju. pp. 554 557.NMC Horizon Report 2012. Disponível em: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/HR2012.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2012.

Rhodes, R. [2011] Hedy's Folly The Life and Breakthrough Inventions of Hedy Lamarr, the Most Beautiful Woman in the World. Illustrated, p.261. Doubleday, New York, United States.

Sá, H. F. M., Pereira, E. N. e Carelli, I. M. [2011] Aprendizagem de Inglês Assistida por Celular . In: Estudos Linguísticos e Literários: Saberes e Expressões Globais, Foz do Iguaçu, pp. 1-9.

Silva, M. e Teles, V. D. [2011] O aprendizado de língua inglesa em dispositivos móveis através da aplicação de um sistema tutor inteligente. In: Anais do XXII SBIE -XVII WIE. Aracaju, pp. 542545.

Sprague, D. and Dede, C. [1999] If I teach this way, am I doing my job? In: Learning and Leading with Technology. Volume 27 #01. ISTE, pp. 6-17.
Publicado
26/11/2012
XAVIER, Maria do Carmo Ferreira; DIAS, Lucimeri Ricas. Pelo telefone - histórias e relatos sobre o uso de celulares como ferramenta de ensino e aprendizagem delíngua inglesa no Brasil. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 246-255. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18715.