Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem de Ensino Orientado ao Design com Scratch
Resumo
Este trabalho apresenta os objetivos de um projeto para o ensino de programação no ensino médio que visa instruir os estudantes sobre o que representa a Computação e desenvolver habilidades através do pensamento algorítmico através de uma abordagem de ensino orientado ao design. O artigo também relata uma olimpíada de programação que serviu para motivar os participantes do curso e para revelar os conhecimentos adquiridos.
Referências
Pausch, Randy and Kelleher, Caintlin (2005). "Lowering the Barriers to Programming: A Taxonomy of Programming Environments and Languages for Novice Programmers". In: ACM Computing Surveys, Vol. 37, No. 2, pp. 83-137.
Lima Ribeiro et. al. (2011). "LEW: Laboratório de Engenharia Web para ensino, pesquisa e extensão". In: II Encontro Nacional de Informática e Educação, Campus Cascavel - PR.
Marques, Diego et. al (2011) "Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução à Programação utilizando Jogos e Python". In: XXII SBIE - XVII WIE, Aracaju - SE.
Rapkiewicz, C. E. et al (2006). "Estratégicas pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais". In: CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul.
Scaico, P. D., Corlett, E. F., Paiva, L. F., Raposo, E. H., Alencar, Y (2012). Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 18º Workshop de Informática na Escola, Rio de Janeiro.
Sudol L. A. (2011) "Deepening Students' Understanding of Algorithms: Effects of Problem Context and Feedback Regarding Algorithmic Abstraction," Carnegie Mellon University.
Trajano, F. H. D, Lins, F. A. A, Melo, J. C B de (2010). "A Informática a serviço do aprendizado". In: X Jornada de ensino, pesquisa e extensão - UFRPE, Recife/PE.
Wilson C., Sudol L. A, Stephenson C, Stehlik M., Running on Empty: The failure to teach K-12 computer science in the digital age, Association for Computing Machinery, 2010.