ProUCA em ação: Relatos sobre as possibilidades do software Squeak Etoys na prática pedagógica

  • Henrique N. Schneider UFS
  • Daniele Santana de Melo UFS
  • Adriana Alves Novais Souza UFS

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a inserção do Projeto Um Computador por Aluno na realidade escolar, apresentando experiências de práticas pedagógicas utilizando-se do software Squeak Etoys, disponível no laptop educacional. O trabalho apresenta um breve recorte histórico a respeito do projeto citado, sobre sua inserção nas escolas públicas e da dinâmica da formação continuada entre professores de algumas escolas de Sergipe contempladas pelo projeto. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, apresentando depoimentos obtidos a partir da formação continuada doProjeto UCA, evidenciando práticas exitosas a partir da inserção do Programa no estado, que podem ser difundidas e aprimoradas pelos docentes.

Referências

Antunes, Irandé. "Aula de Português": encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Almeida, M. E. B.; Prado, M. E. B. B.(orgs). Um computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. In: "Utilização do laptop em sala de aula". Almeida, M. E. B.; Mendes, M.- São Paulo: Avercamp, 2011.

_______________. Um computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. In: "Um laptop para cada aluno": promessas e resultados educacionais efetivos. Valente, J. A.- São Paulo: Avercamp, 2011.

Bettega, M. H. S. "Educação continuada na era digital". São Paulo: Cortez, 2004

Cysneiros, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? "Informática Educativa". Vol.12, nº, 1, 1999 UNIANDES - LIDIE. pp 11-24.

Freire, Paulo. "Educação como prática da liberdade". 17a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1979.

Moran, José Manuel. "Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias". Disponível - http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm - Acesso em 07 fev. 2012.

Papert, S. (1994) "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática",Porto Alegre, Ed. Artmed.

Perrenoud, P. "Dez Novas Competências para Ensinar". Artmed. 2000.

Romanó, R. S. (2003). Ambiente Virtuais para a Aprendizagem Colaborativa no Ensino fundamental. ATHENA, Revista Científica de Educação. n.º 2 (vol.2), 73-88. Disponível: [link]. Acessado em 12/02/2012.

Schäfe, P. B., Sperb, B. F., Fagundes, L. da C. "Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação". In: Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011, Aracaju-SE.

Schneider, Henrique Nou. A Era do Conhecimento na educação e no trabalho. In: "Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado". Tese de Doutorado. Florianopolis- SC: UFSC; 2002.

SEED/MEC. UCA: Projeto Um Computador por Aluno-Formação Brasil- Projeto, Planejamento das ações/cursos. 2009.

Silva, P.; Pimentel, V.; Soares, J. Uso do computador no sertão da Paraíba: estudos sobre a adoção tecnológica pelos professores das cidades de Patos e Brejo do Cruz. "RETEME", João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 107-120, jan./jun. 2011.

Tapscott, Donald. "Geração digital": A crescente e irredutível ascensão da geração net. Trad. Ruth Bahr. São Paulo: MAKRON Books, 1999.
Publicado
26/11/2012
SCHNEIDER, Henrique N.; DE MELO, Daniele Santana; SOUZA, Adriana Alves Novais. ProUCA em ação: Relatos sobre as possibilidades do software Squeak Etoys na prática pedagógica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 292-292. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18721.