Rede Afetiva do Design Universal para Aprendizagem na Educação 2.0: Reflexões e Possibilidades
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões em torno da Rede Afetiva proposta pelo Design Universal para Aprendizagem a partir de uma disciplina ofertada na modalidade a distância oferecida em uma pósgraduação na área de Tecnologia e Educação por uma instituição pública de ensino. A Rede Afetiva está relacionada ao interesse e as coisas que nos desafiam, tende a buscar um planejamento voltado ao "por que" de aprendizagem, das atividades e das ideias que motivam a aprendizagem. Este se propõe a apresentar algumas possibilidades e desafios enfrentados na oferta de disciplinas na modalidade a distância em tempos de Educação 2.0, ou seja, construção de conhecimento por meio da Web 2.0.
Referências
CAST (2012). Center for Applied Special Technology. http://www.cast.org/. Maio.
FERRAZ, A. P. C. M; BELHOT, R. V (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Revista Gestão & Produção, v.17, n. 2, p. 421-431. http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf. Maio.
INTULOGY (2012). The ADDIE instructional design model: a structured training methodology. http://www.intulogy.com/addie/index.html. Maio.
LÉVY, P (1999). Cibercultura. Editora 34, São Paulo.
MOODLE (2012). http://moodle.org/about/. Maio.
OLIVEIRA, M. K (1992). O problema da afetividade em Vygostsky. In: LA TAILLE, Y. (Org.) Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. Summus, São Paulo, p. 75-84.
PALLOFF, R. M e PRATT, K (2002). Construindo comunidades de aprendizagem. Trad. Vinícius Figueira, Porto Alegre, Editora ARTMED.
POZO, J. I (2005). Aquisição de conhecimento. Artmed, Porto Alegre.
SMITH, P., TILMANN, J. R (2005). Instructional Design. 3a edição. Wiley Jossey - Bass Education, EUA.
UDL Center (2012). National center on universal design for learning. http://www.udlcenter.org/. Maio.
WALLON, H (2007). A evolução psicológica da criança. Martins Fontes, São Paulo.
INTULOGY (2012). The ADDIE instructional design model: a structured training methodology. http://www.intulogy.com/addie/index.html. Maio.