Rede social na Internet como apoio à Formação Docente
Resumo
Este artigo analisa um estudo de caso promovido em uma disciplina de um curso de especialização para professores. Nessa disciplina, discutiu-se o uso pedagógico de tecnologias digitais (TD) e, apoiando as atividades, foi utilizada uma rede social na Internet (RSI). Este artigo visa, então, analisar dificuldades e vantagens do uso de uma RSI na preparação de professores. Para tanto, inicialmente reflete-se sobre a importância do uso pedagógico de RSI. A seguir, é descrito o contexto do estudo de caso e os procedimentos metodológicos adotados. Finalizando, são analisadas vantagens e dificuldades do uso da RSI, levantadas por meio de observação, questionário e registros dos usuários na rede. De maneira geral, o uso da RSI foi considerado positivo.
Referências
Araújo, F. O. e Assis, V. B. G. de (2011). Redes Sociais na sala de aula: uma nova perspectiva para o sucesso profissional. Niterói, RJ: Editora da UFF.
Attwell, G. (2007). Personal Learning Environments - the future of eLearning? Elearningpaper, v.2, n. 1, Jan.
Barcelos, G. T., Passerino, L. M. e Behar, P. A. (2010) Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), 15, Belo Horizonte, MG, SBC.
Clark, L. A. e Roberts, S. J. (2010). Employer's Use of Social Networking Sites: A Socially Irresponsible Practice. Journal of Business Ethics, 95, 507-525.
Creswell, J. W. (2007). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Dias, C. M. V., Oliveira, L. R. M. e Alves, M. P. C. (2009). Recognition, Validation and Certification of Competences Using Eportfolio. Contributions to Changing the Evaluation Paradigm and to the Development of Computer Science Literacy. In: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education, Chesapeake, VA, AACE, p. 2535-2538.
edWeb.net, IESD, Inc., MCH, Inc. e MMS Education (2010). "School Principals and Social Networking in Education: Practices, Policies, and Realities in 2010". http://www.edweb.net/fimages/op/PrincipalsandSocialNetworkingReport.pdf, julho, 2012.
Granovetter, M. (2000). La fuerza de los vínculos débiles. Política y Sociedad, n. 33. Madrid, p. 41-56.
Goldfarb, A., Pregibon, N., Shrem, J. e Zyko, E. (2011). Informational Brief on Social Networking in Education. [link], julho, 2012.
Klix, T. (2011). Educador quer Redes Sociais no Currículo Escolar. Último Segundo Educação. [link], julho, 2012.
Laville, C. e Dionne, J. (1999). A Construção do Saber: manual da metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre, RS, Brazil: Artmed.
Moço, A. (2010). Um desafio real. Revista nova escola, n. 236, p. 92-96, Out. 2010.
Moran, M., Seaman J. e Tinti-Kane, H. (2011). Teaching, Learning, and Sharing: How Today's Higher Education Faculty Use Social Media. Boston, USA: Pearson Learning Solutions.
Moreira, J. A. M. e Monteiro, A. A. (2010). O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. Educação, Formação & Tecnologias, v.3, n. 2, p. 82-94.
Mota, J. (2009). Personal Learning Environments: contributos para uma discussão do conceito. Educação, Formação & Tecnologias, v.2, n.2, pp. 5-21, Nov. de 2009.
O'Reilly, T. (2005). What is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O'Reilly Publishing.
Paião, C. (2010). Plataformas sociais auxiliam a construção do conhecimento? Com Ciência: revista eletrônica de jornalismo científico, 121.
Putnam, R. (1993). Making democracy work: civic traditions in modem Italy. Princeton: Princeton University Press.
Recuero, R. (2009). Redes sociais na Internet. Porto Alegre, RS: Sulina.
Recuero, R. (2012) A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre, RS: Sulina.
Ryberg, T. (2008). Privacy, power, place and identity - the construction of mixed spaces in an educational context. In: Internet Research 9.0: Rethinking Community, Rethinking Place, Copenhagen, Denmark,
Tairi, K., Mccormack, R., Leihy, P. e Ring, P. (2008). Fairy tales and Elggs: social networking with student rovers in learning commons. In: VALA 14th Biennial Conference and Exhibition, Melbourne, Australia.
Wilson, S.; Beauvoir, P.; Milligan, C.; Sharples, P.; Johnson, M.; Liber, O. (2006) Personal Learning Environments: Challenging the dominant design of educational systems. In: I Joint International Workshop on Professional Learning, Competence Development and Knowledge Management - Lokmol and L3NCD, Heraklion, Outubro 2006. Proceedings... http://hdl.handle.net/1820/727, set. 2012.