Rede social na Internet como apoio à Formação Docente

  • Gilmara T. Barcelos Instituto Federal Fluminense
  • Silvia Cristina F. Batista Instituto Federal Fluminense

Resumo


Este artigo analisa um estudo de caso promovido em uma disciplina de um curso de especialização para professores. Nessa disciplina, discutiu-se o uso pedagógico de tecnologias digitais (TD) e, apoiando as atividades, foi utilizada uma rede social na Internet (RSI). Este artigo visa, então, analisar dificuldades e vantagens do uso de uma RSI na preparação de professores. Para tanto, inicialmente reflete-se sobre a importância do uso pedagógico de RSI. A seguir, é descrito o contexto do estudo de caso e os procedimentos metodológicos adotados. Finalizando, são analisadas vantagens e dificuldades do uso da RSI, levantadas por meio de observação, questionário e registros dos usuários na rede. De maneira geral, o uso da RSI foi considerado positivo.

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Publicado
26/11/2012
BARCELOS, Gilmara T.; BATISTA, Silvia Cristina F.. Rede social na Internet como apoio à Formação Docente. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 313-322. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18724.