Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio

  • Pasqueline Dantas Scaico UFPB
  • Emilayne Feitosa Corlett UFPB
  • Luiz Fernando Paiva UFPB
  • Ewerton Henning Souto Raposo UFPB
  • Yugo Alencar UFPB

Resumo


Este trabalho registra a experiência de alunos de um curso de Licenciatura em Computação com atividades que estão promovendo o ensino de Computação em escolas públicas. Pode-se observar que a metodologia de trabalho utilizada para sistematizar as ações do projeto é um resultado que pode ser utilizado por aqueles que estejam interessados em levar o tema para espaços escolares. Também faz parte do relato os primeiros reflexos concretos do trabalho.

Referências

Barros, L., Ribeiro, S. P. S., Oeiras, J. (2009) "Projeto de Extensão Universitária para apoio e realização da Olimpíada Brasileira de Informática em Escolas". In: XXIX Congresso da SBC - XVII WEI, Bento Gonçalves.

Bell, T., Whitten, I., Fellows, M (2007) Computer Science Unplugged. Universidade de Canterbury, Nova Zelândia. Disponível em http://csunplugged.org

Bell T., Andreae P., Robins A. (2010) Computer science in NZ high schools. Procedings 12th Australasian Computing Education Conference (ACE 2010), Brisbane, Australia.

Costa, T. R., Batista, A., Maia, M., Almeida, L. e Farias, A. (2012) "Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: experiência de licenciandos em Computação da Universidade Federal da Paraíba". XX Workshop de Educação em Computação (WEI’2012). Curitiba, PR, Brasil.

França, S. R., Silva, W. C. e Amaral, H. J. C. (2012) " Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades". XX Workshop de Educação em Computação (WEI’2012). Curitiba, PR, Brasil.

Futschek, G.; Moschitz, J. (2011) "Learning Algorithmic Thinking with Tangible Objects Eases Transition to Computer Programming". In: ISSEP'11 Proceedings of the 5th international conference on Informatics in Schools: situation, Evolution and Perspectives.

Gal-Ezer, J.; Harel D.; Yehudai, A. (1995) "A High-School Program in Computer Science". In: Journal Computer. Volume 28 Issue 10.

Garcia, R. E.; Correia, R. C. M.; Shimabukuro, M. H. (2008) "Ensino de Lógica de Programação e Estruturas de Dados para Alunos do Ensino Médio", In: Anais do XXVIII WEI, CSBC’2008, Belém/PA.

Pereira Júnior, J.; Rapkiewicz, C.E.; Delgado, C.; Xexeo, J.A.M. (2005) "Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio". XIII Workshop de Educação em Computação (WEI’2005). São Leopoldo, RS, Brasil.

Ragonis, N. (2007) Computing Pre-University: Secondary Level Computing Curricula. In Encyclopedia of Computer. Proc. 12th Australasian Computing Education Conference (ACE 2010), Brisbane, Australia 21Science, 4th Edition, Ralston.

Site do G1 (2010) [link]. Acessado em 11/04/2012.

Sousa, R. V. de; Barreto L. P; Andrade, A; Abdalla, D. (2010) "Ensinando e aprendendo conceitos sobre a ciência da computação sem o uso do computador: Computação Unplugged!". Práticas em Informática na Educação: Minicursos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, vol. 1, Número 1, 2010.
Publicado
26/11/2012
SCAICO, Pasqueline Dantas; CORLETT, Emilayne Feitosa; PAIVA, Luiz Fernando; RAPOSO, Ewerton Henning Souto; ALENCAR, Yugo. Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 333-342. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18726.