Relato de Experiência de Blended Learning: O Moodle e o Facebook Como Ambientes de Extensão da Sala de Aula Presencial

  • Renata Araújo UFPE
  • Thelma Panerai UFPE

Resumo


O presente trabalho se apresenta como um relato de experiência de Blended Learning com os discentes do 8° período do Curso presencial de Licenciatura em Pedagogia, na disciplina eletiva de Introdução à Educação a Distância de uma Universidade Federal, onde o Moodle e o Facebook foram consolidados como ambientes de extensão da sala de aula presencial. Discutiremos as possibilidades e os desafios do uso destes ambientes pedagógicos como forma de continuidade do processo educativo, para além da sala de aula, a partir da concepção dos discentes, que consideraram tal experiência como construtiva, inovadora e favorecedora de novas possibilidades educativas em suas práticas pedagógicas como futuros docentes.

Palavras-chave: Blended Learning, Moodle, Facebook, Ambientes Pedagógicos

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria n. 2.253, de 18 de outubro de 2001. Brasília, 2001.

HINE, C. Etnografía Virtual. Editorial UOC: tradução para o espanhol por Cristian P. Hormázabal. Colección Nuevas Tecnologías y Sociedad, 2000.

KERBAUY, Maria Teresa Miceli; SANTOS, Vanessa Mato dos. Redes sociais educacionais mediadas por computadores. In: BARROS, Daniela Melaré Vieira et. al. (orgs.) Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa, 2011. (e-book) p. 266 - 298. Disponível em: http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com/. Acesso em: 04 jul. 2011.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LAVILLE, Christian; DIONE, Jean. A Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LEMOS, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; PP.11-23).

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MANSUR, Andre F. Uebe; CARVALHO, Rogerio A. de; BIAZUS, Maria Cristina V. Redes de saberes coletivos (Resa): um ambiente complexo para a aprendizagem acadêmica por meio de redes sociais. Anais do XXII SBIEXVII WIE, Aracajú, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

PEREIRA, Ana Maria de O; TEIXEIRA, Adriano C. As tecnologias de rede como espaço de aprendizagens significativas em Geografia. Anais do XXII SBIEXVII WIE, Aracajú, 2011.

RABELLO, Cinta Regina Lacerda; HAGUENAUER, Cristina. Sites de Redes Sociais e Aprendizagem: Potencialidades e Limitações. In: Revista EducaOnline, Vol. 5, nº 3 2011.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SABBATINI, Renato M.E. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet. A Plataforma Moodle. Instituto EduMed. Disponível em http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf. Acesso em 30/05/2012.

TORI, Romero. Cursos híbridos ou blended leraning. In: FORMIGA, M.; LITTO, F. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.

UNIVESIDADE ABERTA DO BRASIL. Disponível em: http://uab.capes.gov.br/. Acesso em 30/05/2012.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO, Renata; PANERAI, Thelma. Relato de Experiência de Blended Learning: O Moodle e o Facebook Como Ambientes de Extensão da Sala de Aula Presencial. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 343-353. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18727.