Relato de uma Experiência de Integração Universidade-Governo-Escola na Construção Coletiva de um Sistema de Monitoramento do Programa Um Computador por Aluno
Resumo
O governo brasileiro lançou o "Projeto Um Computador por Aluno"(UCA), que vem distribuindo laptops e realizando capacitação dos professores para a utilização de tecnologia computacional no ensino-aprendizagem. Este projeto carece de instrumentos que permitam às instâncias gestoras conhecê-lo melhor, acompanhá-lo e avaliá-lo. Para atender à demanda por instrumentos de monitoramento do projeto UCA, o governo federal está investindo no desenvolvimento do MEMORE, um sistema computacional que provê informações gerenciais sobre como os laptops distribuídos têm sido utilizados pelos beneficiários do programa. Diante deste cenário, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de integração universidade-governo-escola na tarefa de construção coletiva do referido sistema.
Referências
Burd, L. (1999) Desenvolvimento de software para atividades educacionais. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. Campinas, SP: [s.n.].
CNPq/CAPES/SEED-MEC (2010) Edital no. 76/2010. PROUCA Fase 2. Disponível: http://memoria.cnpq.br/editais/ct/2010/docs/076.pdf. Acesso: 05 de Julho de 2012.
Goldschmidt, R. R. et al. (2012) MEMORE - Um Ambiente Computacional para Apoio ao Acompanhamento do Programa Um Computador por Aluno, In: Anais do XXIII SBIEXVIII WIE, SBC, Rio de Janeiro.
Goldschmidt, R. R.; Passos, E. P. L. (2005). Data Mining. Rio de Janeiro: Ed. Campus.
Hansen, N. et al. (2012) Laptop usage affects abstract reasoning of children in the developing world. In: Computers & Education, n. 59, pages 989-1000. Elsevier.
Lacerda, M. (2012) "Informática como Disciplina Obrigatória na Educação Básica", In: IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (Evidosol/Ciltec-online). v.1, n. 1.
Meneses, S. C. P. (2011) UCA - Um Computador por Aluno: Era da Inclusão Digital, In: Anais do XXII SBIE XVII WIE, SBC, Aracaju. Disponível: http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/SBIE-Trilha7/92966_1.pdf. Acesso: 5 de julho de 2012.
Motta, R. A. S. M., Santos, T. A. C., Goldschmidt, R. R., Campos, M. F. (2009) Escola Mandala em Ação. Rio de Janeiro: Imprinta.
Nugroho, D., Longsdale, M. (2010) Evaluation of OLPC programs globally: a literature review (version 4). Australian Council for Education Research. Disponível: http://wiki.laptop.org/images/a/a5/olpc_Lit_Review_v4_Aug2010.pdf. Acesso: 12 de junho de 2012.
Paula Filho, W. P. (2005) Engenharia de Software. Rio de Janeiro: LTC.
Penuel, W. R. (2006) Implementation and effects of one-to-one computing initiatives. Journal of Research on Technology in Education, n. 38, pages 329-348.
Perry, G. T. (2005) Proposta de uma Metodologia Participativa para o Desenvolvimento de Software Educacional. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Porto Alegre: Escola de Engenharia, UFRGS.
Russell, S. J., Norvig, P. (2004) Inteligência Artificial. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Campus.
Santos, F.V.; Almeida, J. F.; Nassar, A. B.; Bassalo, J.M.F.; Souza Sobrinho, C.L.S. (2012) A Interação Tecnológica no Modelo Pedagógico da Educação Básica Brasileira, In: Anais do DEsafIE! I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. CSBC2012. Curitiba/PR.
Tajra, S. F. (2008) Informática na Educação, São Paulo: Érica.