Supervisão de Estágio: uma experiência em rede
Resumo
Este artigo aborda a utilização das Tecnologias Educacionais em Rede, especialmente o recurso Wiki, na disciplina de Supervisão de Estágio em um Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica. Analisou-se os registros feitos por vinte e nove estudantes e o respectivo orientador, referentes aos planos de aula e sua implementação. As postagens geraram reflexões no espaço Wiki, proporcionando categorias de elementos indicadores para a supervisão dos futuros estágios, na forma de rede de conversação. A possibilidade de acompanhamentos, orientações, avaliações e aprendizagens tornou-se efetivamente um período de construção de experiências, além do espaço acadêmico.
Referências
BASSANI, Patrícia B. Scherer. Trocas interindividuais no fórum de discussão: um estudo sobre as comunidades de aprendizagem em espaços de educação à distância. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Supervisão. Porto: Porto Editora. 2000.
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 2006.
FREIRE, Paulo et al. Pedagogia: diálogo e conflito.. 4. ed. - São Paulo: Cortez, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
LIMA, Maria do Socorro Lucena. Redimensionando o Papel dos Profissionais da Educação: algumas considerações. In: Selma Garrido Pimenta, Evandro Ghedin (org) Professor reflexivo no Brasil: gênese e critica de um conceito. São Paulo: Cortez. 2002.
MATURANA, Humberto. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria Socoro L. Estágio e Docência. 5.ed.São Paulo: Cortez, 2010.
RELA, Eliana; ROCHA, Karla Marques da; GOULART, Marceli Behm; CARVALHO, Marie Jane Soares de . Estágio em Rede: a cooperação na prática docente. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006.
RESOLUÇÃO CNP/CP 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_a.pdf. Acesso em 8 de outubro de 2006.
ROCHA, Karla Marques da . Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Porto Alegre: UFRGS, 2008. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, 2008.
SCHÖN, D. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SCHONS, Claudio Henrique (2008). A contribuição dos wikis como ferramentas de colaboração no suporte à gestão do conhecimento organizacional. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.18, n.2, p. 79-91, maio/ago. 2008. Disponível em http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1706. Acesso em: 04 de mai. de 2011.
SILVA, Marco. Interatividade: uma mudança fundamental do esquema clássico da comunicação. In: Compós: Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 9, 2002, Porto Alegre: Anais. Porto Alegre: PUCRS, 2002. p.125-138.
TAPSCOTT, Don & WILLIAMS, Anthony D.(2007). Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. (Tradução de Marcello Lino). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
VIEIRA, Adriano. Humberto Maturana e o Espaço Relacional da Construção do Conhecimento. Educação e Humanidades. Brasília, v.1, n.2, p.1-6, nov. 2004. Disponível em: http://www.humanitates.ucb.br/2/maturana.htm. Acesso em: 03 de maio de 2012.
ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/Dialogicidade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides e ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.