Um Computador por Aluno em Araucária: investigando a prática dos professores

  • Fabrícia Cristina Gomes UFPR
  • Ricardo Antunes de Sá UFPR

Resumo


Este artigo é resultado de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com setenta e cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental de quinze escolas do município de Araucária-PR, com a finalidade de investigar a prática dos referidos docentes após a implantação do Projeto Um Computador por Aluno em Araucária - UCAA. Algumas referências utilizadas no estudo foram: Bardin (2010), Flick (2004), Masetto (2000), Moran (2007) e Prado e Valente (2003). Os dados foram coletados por meio de questionários fechados e, a partir da análise dos mesmos, foi possível tecer considerações preliminares a respeito desta nova realidade tecnológica e observar como o laptop tem sido utilizado em sala de aula.

Referências

Andrade, P. F. (2003) Aprender por projetos, formar educadores. In: Valente, J. A. (Org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas: UNICAMP/NIED.

Assmann, H. (Org.). (2005) Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes.

Bardin, Laurence. (2010) Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições Setenta.

Brito, G. da S.; Filho, P. N. (2009) Produzindo textos com "velhas" e "novas" tecnologias. Curitiba: Pró-Infanti Editora.

Flick, U. (2004) Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de: NETZ, Sandra. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.

Gasperetti, M. (2001) Computador na educação: guia para o ensino com as novas tecnologias. São Paulo: Editora Esfera.

Masetto, M. T. (2000) Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, J. M.; Masetto, M.; Behrens, M. A. 14. ed. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus.

Moran, J. M. (2007) A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus.

Oliveira, M. K. de. (1995) Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Editora Scipione.

Prado, M. E. B. B.; Valente, J. A. (2003) A formação na ação do professor: uma abordagem para uma nova prática pedagógica. In: Valente, J. A. (Org.). 1. ed. Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas: UNICAMP/NIED.

Saviani, D. (2007) Os desafios da educação pública na sociedade de classes. In: ORSO, J. P. (Org.). Educação, sociedade de classes e reformas universitárias. Campinas: Autores Associados.

Valente, J. A. A escola que gera conhecimento. (1999) In: Fazenda, F. A.; Valente, J. A.; Moraes, M. C.; Masetto, M. T.; Alonso, M. Interdisciplinaridade e novas tecnologias formando professores. Campo Grande: Editora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Valente, J. A.; Freire, F. M. P. (Orgs.). (2001) Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez.
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Fabrícia Cristina; DE SÁ, Ricardo Antunes. Um Computador por Aluno em Araucária: investigando a prática dos professores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 394-403. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18732.