Uma Experiência de Formação de Professores para o Uso das Ferramentas Digitais e Criação de Redes de Aprendência

  • Selma Bessa Sales SME-Fortaleza
  • Alba Liarth da Cruz UECE

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de formação com os professores da Rede Municipal de Ensino, no Centro de Referência do Professor. Na oportunidade, o professor desenvolveu seus saberes e práticas pedagógicas em ações inovadoras, partindo do uso das ferramentas digitais para elaboração e dinamização das redes de aprendência. Por meio da pesquisa-ação, constatou-se que o professor-cursista, ao se apropriar de algumas ferramentas da Web 2.0, como edição on-line (Blog e Wiki), comunicação on line (Skype), de acesso a vídeos (You Tube), escrita colaborativa (Google Docs), ambientes de aprendizagem (Sócrates, Portal do Professor e Edmodo), redes sociais (Twitter e Facebook), compreendidas como recursos auxiliares no ensino, adquiriu posturas pedagógicas inovadoras, com inusitadas formas de pensar, criar, aprender e compartilhar conhecimento.

Referências

Almeida M. E.B: Prática e Formação de Professores na Integração de Mídias, Série "Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias" Integração das tecnologias na Educação Ministério da Educação, Seed, 2005. 204 p.; Il.

_______. M. E. B; Moran, J. M. (Org.) Integração das tecnologias na educação. Brasil: Ministério da Educação, Seed, 2005. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro.htm. Acesso em: 20/ jan./2010.

Balbino, F. C. e Anacleto, J. C. Redes Sociais Online Orientadas à Difusão de Inovações como Suporte à Extensão de Práticas Educativas. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 2011.

Barcelo, G. T.; Passerino, L. M.; Behar, P. Formação continuada de professores: rede social na Interent apoiando uma comunidade prática. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21- 25 de novembro de 2011.

Buzato,M.E.K. Letramentos Digitais e Formação de Professores. III Congresso Ibero Americano Educarede, 2006. Disponível http://www.educared.org/educa/img_conteudo/marcelobuzato.pdf.

Cotes, P. Quer Aprender? Crie um blog. São Paulo: Revista Época, Ed. 456, 12 fev. 2007. Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html. Acesso em: 26/ jan./2011.

Fabre, H.T. A Árvore do Saber-Aprender, São Paulo: Editora Triom, 2004.

Fichmann, S. A Gestão Transdisciplinar de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem: Projeto Telemar Educação. Dissertação de Mestrado. Ciências da Comunicação. Escola de Comunicação e artes (ECA-USP). (2005, p. 61). Disponível em http://www.abed.org.br/ciclodecursos/SilviaFichmann.pdf. Acesso em abril 2012.

________, S. Formação de formadores, transdisciplinaridade e tecnologia: uma utopia? In: Friaça, A. Alonso, L. K; Lacombre, M.; Barros, V. M. Educação e Transdisciplinaridade III. São Paulo: Triom, 2005. p.12

Kensky, V. M. Tecnologias digitais na Educação- Salto para o futuro-2009 - Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=wZ3k4IocB6M. Acesso em fev./2012.

Levy, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. S. P: Editora34, 2000 p.17.

Oliveira. F. K, Pontes. M. G. O. Santana. J. R. O vídeo pela Internet como ferramenta educacional. Inovações, Cibercultura e Educação. Fort; Ed. UFC, 2011. pág. 110-112.

Perrenoud, P. Dez Novas Competências para Ensinar. P Alegre: Artes Médicas, 2000.

Pontes, R. L. J. e Castro-Filho. J. A. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21- 25 de novembro de 2011.

Recuero, R. C. Redes sociais na internet: Considerações iniciais. IV Encontro Dos Núcleos de Pesquisa da XXVII INTERCOM, Porto Alegre/RS, 2004.

Silva. S. Redes sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart, IFSP - Campus do Sertãozinho, São Paulo n 5: p.40, ago.2010.

Tori, R. Educação sem distância: as tecnologias na redução de distancias em ensino e aprendizagem. Editora Senac, São Paulo, 2010. p. 217, 219.

Vygostsky, L.S A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psipocólogicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes,1998.

Wesch, M. Web 2.0: A Máquina Somos Nós. Vídeo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg. Acesso em: jun./2011.
Publicado
26/11/2012
SALES, Selma Bessa; DA CRUZ, Alba Liarth. Uma Experiência de Formação de Professores para o Uso das Ferramentas Digitais e Criação de Redes de Aprendência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 414-423. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18734.