Uma Experiência de Formação de Professores para o Uso das Ferramentas Digitais e Criação de Redes de Aprendência
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de formação com os professores da Rede Municipal de Ensino, no Centro de Referência do Professor. Na oportunidade, o professor desenvolveu seus saberes e práticas pedagógicas em ações inovadoras, partindo do uso das ferramentas digitais para elaboração e dinamização das redes de aprendência. Por meio da pesquisa-ação, constatou-se que o professor-cursista, ao se apropriar de algumas ferramentas da Web 2.0, como edição on-line (Blog e Wiki), comunicação on line (Skype), de acesso a vídeos (You Tube), escrita colaborativa (Google Docs), ambientes de aprendizagem (Sócrates, Portal do Professor e Edmodo), redes sociais (Twitter e Facebook), compreendidas como recursos auxiliares no ensino, adquiriu posturas pedagógicas inovadoras, com inusitadas formas de pensar, criar, aprender e compartilhar conhecimento.
Referências
_______. M. E. B; Moran, J. M. (Org.) Integração das tecnologias na educação. Brasil: Ministério da Educação, Seed, 2005. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro.htm. Acesso em: 20/ jan./2010.
Balbino, F. C. e Anacleto, J. C. Redes Sociais Online Orientadas à Difusão de Inovações como Suporte à Extensão de Práticas Educativas. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 2011.
Barcelo, G. T.; Passerino, L. M.; Behar, P. Formação continuada de professores: rede social na Interent apoiando uma comunidade prática. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21- 25 de novembro de 2011.
Buzato,M.E.K. Letramentos Digitais e Formação de Professores. III Congresso Ibero Americano Educarede, 2006. Disponível http://www.educared.org/educa/img_conteudo/marcelobuzato.pdf.
Cotes, P. Quer Aprender? Crie um blog. São Paulo: Revista Época, Ed. 456, 12 fev. 2007. Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html. Acesso em: 26/ jan./2011.
Fabre, H.T. A Árvore do Saber-Aprender, São Paulo: Editora Triom, 2004.
Fichmann, S. A Gestão Transdisciplinar de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem: Projeto Telemar Educação. Dissertação de Mestrado. Ciências da Comunicação. Escola de Comunicação e artes (ECA-USP). (2005, p. 61). Disponível em http://www.abed.org.br/ciclodecursos/SilviaFichmann.pdf. Acesso em abril 2012.
________, S. Formação de formadores, transdisciplinaridade e tecnologia: uma utopia? In: Friaça, A. Alonso, L. K; Lacombre, M.; Barros, V. M. Educação e Transdisciplinaridade III. São Paulo: Triom, 2005. p.12
Kensky, V. M. Tecnologias digitais na Educação- Salto para o futuro-2009 - Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=wZ3k4IocB6M. Acesso em fev./2012.
Levy, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. S. P: Editora34, 2000 p.17.
Oliveira. F. K, Pontes. M. G. O. Santana. J. R. O vídeo pela Internet como ferramenta educacional. Inovações, Cibercultura e Educação. Fort; Ed. UFC, 2011. pág. 110-112.
Perrenoud, P. Dez Novas Competências para Ensinar. P Alegre: Artes Médicas, 2000.
Pontes, R. L. J. e Castro-Filho. J. A. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21- 25 de novembro de 2011.
Recuero, R. C. Redes sociais na internet: Considerações iniciais. IV Encontro Dos Núcleos de Pesquisa da XXVII INTERCOM, Porto Alegre/RS, 2004.
Silva. S. Redes sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart, IFSP - Campus do Sertãozinho, São Paulo n 5: p.40, ago.2010.
Tori, R. Educação sem distância: as tecnologias na redução de distancias em ensino e aprendizagem. Editora Senac, São Paulo, 2010. p. 217, 219.
Vygostsky, L.S A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psipocólogicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes,1998.
Wesch, M. Web 2.0: A Máquina Somos Nós. Vídeo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg. Acesso em: jun./2011.