Uma Reflexão sobre o Projeto Um Computador por Aluno - UCA
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão crítica da condução do Projeto Um Computador por Aluno - UCA. Partiu-se da premissa de que os computadores são um importante apoio para a modernização do sistema educacional, mas ainda não foram aproveitados em toda sua plenitude. A falta de preparo dos professores para o Projeto UCA é visível e não está atendendo às demandas, deixando claro que a inclusão digital no Brasil ainda é uma utopia, pois poucas ações do Governo têm a finalidade da equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Desse modo, as práticas do Projeto UCA estão bem longe do esperado e isso exige que o formador e o conjunto de atores sociais envolvidos se apoderem mais amplamente desse instrumento, para evoluir em seu trabalho pedagógico.
Referências
Brasil. Secretaria especial de comunicação social secretaria de pesquisa e opinião pública - Senadores na Mídia - Secretaria de Pesquisa e Opinião. Revista Veja Página Internet. Disponível em: http://www.senado.gov.br/noticias/opiniaopublica/senamidia/2012/Revistas13.pdf. Acesso em: 15 abr. 2012.
Brasil MEC/SEED (1009) "Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO - Diretrizes", http://www.proinfo.mec.gov.br.
Cieglinski, Amanda (2009) "Coordenador garante que 150 mil computadores portáteis chegarão às escolas em 2009", [link].
Junior, Luis Celso (2008) "Como Usar a Tecnologia a favor da Educação", http://www.jornallivre.com.br/128271/tecnologia-e-educacao.html.
Morin, Edgar (1995) "As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente", Porto Alegre: Sulina/EDIPUCRS.
Nóvoa, Antonio (1992) "Formação de professores e profissão docente. In: _____ . Os Professores e a sua formação", Lisboa: Nova Enciclopédia, publicações Dom Quixote (Coleção Temas de Educação, 39).
Oliveira, L.M.P. (2006) "Analisando a metodologia de mediação a distância da formação de educadores, à luz da perspectiva linguística sócio-histórica", São Paulo: EDUC.
Papert, Seygmour (1997) "A máquina das crianças: Repensando a Escola na Era da Informática", Porto Alegre: Artes Médicas.
Perrenoud, Philippe (2000) "10 novas competências para ensinar", Porto Alegre: Artmed.
Sancho, J. M. & Hernandez, F. et al. (Org) (2006) "Tecnologias para Transformar a Educação", Porto Alegre: Artmed.
Valente, José Armando (1999) "Computadores e conhecimento: repensando a educação" Campinas, SP: UNICAMP/NIED.