Usando heurísticas de Nielsen para avaliar objetos de aprendizagem e softwares educacionais: um estudo exploratório na área de Matemática para ensino superior
Resumo
Atualmente é possível encontrar diversos repositórios de objetos de aprendizagem (OAs) no Brasil. No entanto, poucos desses repositórios tiveram o seu conteúdo analisado, principalmente sob o foco da avaliação de usabilidade Nesse contexto o presente artigo verifica a possibilidade de aplicação de critérios de usabilidade na avaliação de OAs. Para tanto, adotou-se como base um estudo exploratório realizado com objetos de aprendizagem na área de Matemática para o ensino superior.
Referências
DANIEL, B.; MOHAN, P. A Model for Evaluating Learning Objects. In: Proceedings of the IEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALIí04).
ISO9241-11. Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs) - Part 11: Guidance on usability. Disponível em: http://www.idemployee.id.tue.nl/g.w.m.rauterberg/lecturenotes/ISO9241part11.pdf. Acesso em abril de 2009.
NIELSEN, J. Usability Engineering. Academic Press, Cambridge, MA. 1993.
NUNES, C., Objetos de Aprendizagem em Ação. Cadernos de Pesquisa Reflexões. NEA/FEA/USP, Vol 1, nº1, 2004.
PALIS, G. I. R. Pesquisa sobre a própria prática no ensino superior de Matemática. In.: FROTA, M.C.R.; NASSER, L. (org.) Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates. Recife, PE:SBEM, 2009, p.203-221
TAROUCO, L. M. R., FABRE, M. J. M. e TAMUSIUNAS, F. R. (2003), Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE v.1 n.1.
SANTANCHÉ, A.; LAGO, A.; DOURADO, P.; FERREIRA Filho, P. Ferramentas e ambientes para objetos de aprendizagem. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2008. Minicurso.
WILLEY, D., Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxionomy, 2002. Disponível em: http://reusability.org/read/chpters/wiley.doc. Acesso em: 10 maio. 2012.