Utilização de Ferramentas Colaborativas na Aprendizagem Musical de Alunos Leigos

  • Fernando Pinhati UNIRIO
  • Sean Siqueira UNIRIO

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo a avaliação das consequências da colaboração entre alunos leigos em música através de atividades educacionais envolvendo a composição musical com suporte computacional. Foi realizado um estudo de caso que teve uma parte exploratória e outra explanatória. A exploratória teve o objetivo de comparar o discurso entre os alunos de dois grupos na atividade de composição musical colaborativa realizada. Já a parte explanatória teve o objetivo de entender a percepção dos participantes sobre sua produção individual comparada a sua produção colaborativa. Um dos resultados parece indicar que atividades de aprendizagem de música por composição colaborativa são melhores vistas pelos aprendizes, quando comparadas às mesmas atividades executadas de maneira individual. Além disso, foi visto que os alunos parecem perceber o "discurso musical" de seus colegas e refletem sobre ele, adaptando suas contribuições individuais.

Referências

Braga, P. D. A., & Ribeiro, G. M. (2010). Lições de Interação em um Curso de Violão a Distância. XIX Congresso Nacional da ABEM (pp. 1168-1176). Goiânia.

Burnard, P., Younker, B. A. (2008). Investigating children's musical interactions within the activities systems of group composing and arranging: an application of Engestrom's activity theory. International Journalof Educational Research, 47(1), 60-74.

Castro, A., Menezes, C. (2011). Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional. In: Sistemas Colaborativos. Elsevier.

Crook, C. (1994). Computers and the collaborative experience of learning. London: Routledge.

Fagundes, L. C., Sato, L. S., Maçada, D. L. (1999). Aprendizes do Futuro - as inovações já começaram. Brasília, MEC.

Ficheman, I. K., Lipas, R. A., Krüger, S. E., Lopes, R. D. D. (2003).Editor Musical: uma Aplicação para a Aprendizagem de Música apoiada por Meios Eletrônicos Interativos. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 176-185). Rio de Janeiro.

Gilbert, J., Morton, S., & Rowley, J. (2007). e-Learning: The student experience. British Journal of Educational Technology, 38(4), 560-573. doi:10.1111/j.1467-8535.2007.00723.x

Gohn, D. (2010). Tendências na educação à distância: os softwares on-line de música. Opus, 16, 113-126.

Nikolaidou, G. N. (2011). ComPLuS Model: A new insight in pupils' collaborative talk, actions and balance during a computer-mediated music task. Computers & Education. Elsevier Ltd.

Pimenta, M., Miletto, E., Flores, L., & Hoppe, A. (2011). Cooperative mechanisms for networked music. Future Generation Computer Systems, 27(1), 100-108. Elsevier B.V. doi: 10.1016/j.future.2010.03.005.

Rózewski, P., Kusztina, E., Tadeusiewicz, R., & Zaikin, O. (2011). Intelligent Open Learning Systems: Concepts, Models and Algorithms. Springer.

Stahl, G., Koshcmann, T., Suthers, D. (2006). Computer-Supported Collaborative Learning. In: R. Keith Sawyer (org.) The Cambridge Handbook of the Learning Sciences. Cambridge Un. Press.

Swanwick, K. (1979) A Basis for Music Education. London: Routledge.

Swanwick, K., Tillman, J. (1986) The sequence of musical development: a study of children's composition, British Journal of Music Education, 3, p.305-339. Cambridge: Cambridge University Press.

Vygotsky, L. S. (1962). Thought and Language (E. Hanfmann & G. Vakar, Eds. & Trans.). Cambridge, MA: MIT Press.

Wei, C.-T., & Young, S. S. C. (2011). Investigating the Role and Potentials of Using Web2.0 in Music Education from Student Perspective. 2011 IEEE 11th International Conference on Advanced Learning Technologies, 344-346. doi:10.1109/ICALT.2011.107
Publicado
26/11/2012
Como Citar

Selecione um Formato
PINHATI, Fernando; SIQUEIRA, Sean. Utilização de Ferramentas Colaborativas na Aprendizagem Musical de Alunos Leigos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 18. , 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 441-450. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18737.