A Robótica como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Disciplinas de Programação em Cursos de Computação e Engenharia

  • Paula Ceccon Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Carlos Bazílio Martins Universidade Federal Fluminense
  • Flávia Cristina Bernardini Universidade Federal Fluminense

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo da utilização da robótica no âmbito educacional superior, como ferramenta de apoio ao ensino de disciplinas de programação que motive e estimule o interesse dos alunos por meio das práticas mais dinâmicas sugeridas por esta abordagem. A avaliação desta abordagem foi realizada em uma universidade federal brasileira com alunos do primeiro e segundo períodos nas disciplinas de programação.

Referências

Benitti, F. B. V., Vahldick, A., Urban, D. L., Krueger, M. L., and Halma, A. (2009).Experimentação com robótica educativa no ensino médio: ambiente, atividades, resultados. In XV Workshop de Educação em Computação, Bento Gonçalves, RS.

Borges, M. A. F. (2000). Avaliação de uma metodoligia alternativa para a aprendizagem de programação. In VIII Workshop de Educação em Computação, Curitiba, PR.

de Souza Pio, J. L., de Castro, T. H. C., and de Castro Junior, A. N. (2006). A robótica móvel como instrumento de apoio a aprendizagem da computação. In XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

do Rocio Zilli, S. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: Perspectivas e prática.

Gomes, M. C. (2007). Reciclagem Cibernética e Inclusão Digital: Uma Experiência em Informática na Educação.

Junior, J. C. R. P. and Rapkiewicz, C. E. (2004). O processo de ensino e aprendizagem de algoritmos e programação: Uma visão crítica da literatura. In Workshop de Educação em Informática de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Junior, R. M. C. (2002). Como ensinar programação? Informática - Boletim Informativo.

Machado, F. B. and Maia, L. P. (2004). Um framework construtivista no aprendizado de sistemas operacionais - uma proposta pedagógica com o uso do simulador sosim. In XII Workshop de Educação em Computação.

Moretto, V. P. (2000). Construtivismo: a produção do conhecimento em aula, volume 2.DP&A.

Oliveira, R. (2007). A robótica na aprendizagem da matemática: Um estudo com alunos do 8◦ ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática.

Rapkiewicz, C. E., Falkembach, G., Seixas, L., dos Santos Rosa, N., da Cunha, V. V., and Klemann, M. (2006). Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais.

Romão, L. M. and Sacchelli, C. M. (2009). Uma proposta construtivista na aprendizagem dos conceitos da física com o auxílio da robótica educacional. In XV Workshop de Educação em Informática, Bento Gonçalves, RS.

Santos, C. F. and Menezes, C. S. (2005). A aprendizagem da física no ensino fundamental em um ambiente de robótica educacional. In XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, São Leopoldo, RS.

Vahldick, A., Benitti, F. B. V., Urban, D. L., Krueger, M. L., and Halma, A. (2009). O uso do lego mindstorms no apoio ao ensino de programação de computadores. In XV Workshop de Educação em Computação, Bento Gonçalves, RS.
Publicado
21/11/2011
RIBEIRO, Paula Ceccon; MARTINS, Carlos Bazílio; BERNARDINI, Flávia Cristina. A Robótica como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Disciplinas de Programação em Cursos de Computação e Engenharia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1108-1117. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21721.