As Tecnologias de Rede como Espaço de Aprendizagens Significativas em Geografia
Resumo
Este artigo é parte da dissertação intitulada: "O potencial das tecnologias de rede na construção do conhecimento geográfico". Pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental, em uma escola privada do município de Erechim – RS, onde o conteúdo trabalhado foi o relevo brasileiro. O objetivo foi verificar de que forma as tecnologias de rede podem potencializar o processo de construção do conhecimento geográfico, de maneira significativa. Constatou-se que a utilização das mesmas como espaço de construção do conhecimento geográfico proporcionou ao aluno uma maior integração entre as novas informações e as anteriormente adquiridas, dando maior significado aos novos conceitos aprendidos.
Referências
Garcia, Rolando. O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Leão, Lucia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2005.
Lima. Lucia de . Ensino de Conceitos Biológicos: a Relação entreAprendizagem Significativa e Objetos Educacionais Digitais. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (2009).
Moreira, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. In: Encuentro Internacional sobre el aprendizaje significativo. Burgos: Serviço de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 1997. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf>. Acesso em 22 jul. 2010.
________. Aprendizagem Significativa: A Teoria de Davi Ausebel. São Paulo, SP: Centauro Editora, 2005.
Ott, Robert William. Ensinando críticas nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
Pozo, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
Santaella, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007.
Silva, Marcos. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
Vygotsky, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.