As Tecnologias de Rede como Espaço de Aprendizagens Significativas em Geografia

  • Ana Maria de O. Pereira Universidade de Passo Fundo
  • Adriano C. Teixeira Universidade de Passo Fundo

Resumo


Este artigo é parte da dissertação intitulada: "O potencial das tecnologias de rede na construção do conhecimento geográfico". Pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental, em uma escola privada do município de Erechim – RS, onde o conteúdo trabalhado foi o relevo brasileiro. O objetivo foi verificar de que forma as tecnologias de rede podem potencializar o processo de construção do conhecimento geográfico, de maneira significativa. Constatou-se que a utilização das mesmas como espaço de construção do conhecimento geográfico proporcionou ao aluno uma maior integração entre as novas informações e as anteriormente adquiridas, dando maior significado aos novos conceitos aprendidos.

Referências

Dall'Astra, Rosane J. A formação de conceitos e as novas tecnologias – Tecendo caminhos em informática na educação. In: TEIXEIRA, Adriano C.; BRANDÃO, Edemilson J. R. Passo Fundo: UPF, 2006.

Garcia, Rolando. O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Leão, Lucia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2005.

Lima. Lucia de . Ensino de Conceitos Biológicos: a Relação entreAprendizagem Significativa e Objetos Educacionais Digitais. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (2009).

Moreira, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. In: Encuentro Internacional sobre el aprendizaje significativo. Burgos: Serviço de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 1997. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf>. Acesso em 22 jul. 2010.

________. Aprendizagem Significativa: A Teoria de Davi Ausebel. São Paulo, SP: Centauro Editora, 2005.

Ott, Robert William. Ensinando críticas nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

Pozo, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

Santaella, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007.

Silva, Marcos. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Vygotsky, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.
Publicado
21/11/2011
PEREIRA, Ana Maria de O.; TEIXEIRA, Adriano C.. As Tecnologias de Rede como Espaço de Aprendizagens Significativas em Geografia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1157-1167. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21726.