Aprendizagem colaborativa baseada em wiki no estudo de conceitos da termodinâmica
Resumo
Este artigo apresenta e discute os resultados parciais de uma pesquisa envolvendo a criação e exploração, por estudantes licenciandos em química, de um ambiente computacional do tipo wiki com ênfase no estudo das leis e conceitos da termodinâmica. Trata-se de um espaço colaborativo de produção e edição de conteúdos digitais que permite uma boa interação entre professor e alunos, bem como a integração de diferentes recursos, tais como a simulação e a modelagem computacional. Resultados preliminares indicam que ao se trabalhar com esses recursos estruturados sob uma estratégia colaborativa, consegue-se potencializar a aprendizagem e dinamizar as interações dentro e fora de sala de aula.
Referências
Barbosa, R. e Jófili, Z. (2004) Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química - parceria que dá certo. Ciência e Educação, v. 10, n.1, p. 55-61.
Barnea, N.; Dori, Y. J. (1996) Computerized molecular modeling as a tool to improve chemistry teaching. Journal of chemical information and Computer Science, vol. 36, p. 629-636.
Costa, R. G. ; Passerino, L. M. (2011) Aprendizagem Colaborativa em Ambiente Computacional: Estudo de Caso dos Licenciandos em Química. In: LACLO 2011 – Sexto Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem, 2011, Montevidéo. Anais do Laclo 2011. Montevidéo : Universidade da República, v. 1.
Costa, R. G. ; Passerino, L. M. (2008) Uma proposta pedagógica para o uso da modelagem computacional no curso de licenciatura em química do Cefet Campos. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 06.
Davydov, V. V. (1972) "Tipos de generalización en la enseñanza". La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Dewey, J. (1979) "Democracia e Educação: introdução à filosofia da educação". Trad. De Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
Echeita, G. e Martín, E. (2004) "Interação Social e Aprendizagem". In: Coll, C.; Palacios, J. e Marchesi, A. Desenvolvimento psicológico e Educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas. Porto Alegre: Artmed, p.53-36.
Justi, R.; Driel, J. (2005) A Case Study of the Development of a Beginning Chemistry Teacher's Knowledge about Models and Modeling. Research in Science Education, p. 197-219.
Justi, R. & Gilbert, J.K. (2006) "The Role of Analog Models in the Understanding of the Nature of Models in Chemistry". In PJ. Aubusson, A. G. Harrison & S. M. Ritchie (eds.). Metaphor and analogy in science education. Dordrecht: Springer, p 119-130.
Pontecorvo, C. (1979) "Università e formazione continua degli insegnanti", La Nuova Italia, Firenze.
Pontecorvo, C.; Ajello, A. e Zucchermaglio, C. (2005) "Discutindo Se Aprende: interação social, conhecimento e escola". São Paulo: Artmed.
Rapkiewicz, C. E. ; Cezaro, V. ; Costa, V. M. ; Santos, N. S. S. (2010) Formando autores na licenciatura em Química: uma pesquisa-ação no Norte Fluminense. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 1-10.
Silveira, F.L.; Moreira, M.A. (1996). Validación de un test para verificar si el alumno posee concepciones científicas sobre Calor, Temperatura Y Energía Interna. Enseñanza De Las Ciencias, v. 14, n. 1, p 75-86.
Slavin, R. (1987) Development and motivational perspectives on cooperative learning a reconciliation. Child development, v. 58, p. 1161 - 1167.
Yin, Robert K. (2001) "Estudo de caso: planejamento e método". 2° edição. Porto Alegre: Bookman, 205p.