Disciplina de Informática: Uma experiência com os alunos do ensino profissional e técnico noturno, modalidade subsequente

  • Michele Alda Rosso Guizzo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Resumo


Os alunos do ensino profissional e técnico noturno tem características próprias que precisam ser consideradas no processo de ensino e aprendizagem. O artigo apresenta uma experiência com uma turma do curso Técnico em Edificações, que por limitações do laboratório de Informática precisou ser dividida. Esta divisão foi feita considerando o conhecimento prévio do aluno sobre Informática. O trabalho com estes alunos passou a ter uma abordagem diferenciada, considerando o que cada aluno já conhecia sobre o tema. O método empregado para a divisão das turmas e os resultados desta experiência estão descritos no texto.

Referências

Barcelos, G., Passerino, L. e Behar, P. (2010) "Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso". In: XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XVI Workshop Sobre Informática na Escola. Anais do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.inf.pucminas.br/sbc2010/anais/pdf/wie/st01_04.pdf>. Agosto.

Biagini, J. e Dias, F. (2009) "A Profissionalização Técnica no Ensino Noturno: visões e representações de professores e alunos de uma Instituição de educação Profissional Técnica". In: I Congresso Internacional de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Anais do I Congresso Internacional de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa. São Paulo. Disponível em: [link]. Agosto.

Borges, M. (2008) "Inserção da Informática no Ambiente Escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino". In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - Workshop Sobre Informática na Escola. Anais do XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Belém do Pará. Disponível em: [link]. Agosto.

Correia, B., Moura, D., Arantes, D., Paiva, J., Oliveira, M., Braivante, M., Santos, S. e Souza, T. (2007) "PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos". Disponível em: [link]. Agosto.

Costa, R., Barros, V., Pinto, J., Silvestre, J., Neiva, L., e Thereza Jr, A. (2009) "Internet e Laboratório de Informática: Dois Importantes Recursos Metodológicos para Surpreender os Estudantes e Beneficiar a Interdisciplinaridade". In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis. Disponível em: [link]. Agosto.

Carvalho, M., Campos, M., Chagas, T. e Nascimento, M. (2008) "Desenvolvimento de Software Para Alfabetização de Adultos Baseado em Princípios Freirianos". In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. P.219 a 228. Fortaleza. Disponível em: [link]. Agosto.

Moura, D., Garcia, S. e Ramos, M. (2007) "Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio". Disponível em: [link]. Agosto.

Novaes, D. e Coutinho, C. Estatística para Educação Profissional. São Paulo: Atlas, 2009.

Santos, M. e Borges, M. (2008) "Implantação de Laptops Educacionais e Mudanças no Currículo Escolar". In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza. Disponível em: [link]. Agosto.

Savi, R. (2009) "Utilização de Projeção Multimídia em Sala de Aula: observação do uso em três escolas públicas". In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis. Disponível em: [link]. Agosto.

Vieira, M. e Santarosa, L. (2009) "O uso do computador e da Internet e a participação em cursos de informática por idosos: meios digitais, finalidades sociais". In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis. Disponível em: <http://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1145/1048>. Agosto.
Publicado
21/11/2011
GUIZZO, Michele Alda Rosso. Disciplina de Informática: Uma experiência com os alunos do ensino profissional e técnico noturno, modalidade subsequente. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1188-1196. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21729.