Disciplina de Informática: Uma experiência com os alunos do ensino profissional e técnico noturno, modalidade subsequente
Resumo
Os alunos do ensino profissional e técnico noturno tem características próprias que precisam ser consideradas no processo de ensino e aprendizagem. O artigo apresenta uma experiência com uma turma do curso Técnico em Edificações, que por limitações do laboratório de Informática precisou ser dividida. Esta divisão foi feita considerando o conhecimento prévio do aluno sobre Informática. O trabalho com estes alunos passou a ter uma abordagem diferenciada, considerando o que cada aluno já conhecia sobre o tema. O método empregado para a divisão das turmas e os resultados desta experiência estão descritos no texto.
Referências
Biagini, J. e Dias, F. (2009) "A Profissionalização Técnica no Ensino Noturno: visões e representações de professores e alunos de uma Instituição de educação Profissional Técnica". In: I Congresso Internacional de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Anais do I Congresso Internacional de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa. São Paulo. Disponível em: [link]. Agosto.
Borges, M. (2008) "Inserção da Informática no Ambiente Escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino". In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - Workshop Sobre Informática na Escola. Anais do XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Belém do Pará. Disponível em: [link]. Agosto.
Correia, B., Moura, D., Arantes, D., Paiva, J., Oliveira, M., Braivante, M., Santos, S. e Souza, T. (2007) "PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos". Disponível em: [link]. Agosto.
Costa, R., Barros, V., Pinto, J., Silvestre, J., Neiva, L., e Thereza Jr, A. (2009) "Internet e Laboratório de Informática: Dois Importantes Recursos Metodológicos para Surpreender os Estudantes e Beneficiar a Interdisciplinaridade". In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis. Disponível em: [link]. Agosto.
Carvalho, M., Campos, M., Chagas, T. e Nascimento, M. (2008) "Desenvolvimento de Software Para Alfabetização de Adultos Baseado em Princípios Freirianos". In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. P.219 a 228. Fortaleza. Disponível em: [link]. Agosto.
Moura, D., Garcia, S. e Ramos, M. (2007) "Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio". Disponível em: [link]. Agosto.
Novaes, D. e Coutinho, C. Estatística para Educação Profissional. São Paulo: Atlas, 2009.
Santos, M. e Borges, M. (2008) "Implantação de Laptops Educacionais e Mudanças no Currículo Escolar". In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza. Disponível em: [link]. Agosto.
Savi, R. (2009) "Utilização de Projeção Multimídia em Sala de Aula: observação do uso em três escolas públicas". In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis. Disponível em: [link]. Agosto.
Vieira, M. e Santarosa, L. (2009) "O uso do computador e da Internet e a participação em cursos de informática por idosos: meios digitais, finalidades sociais". In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis. Disponível em: <http://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1145/1048>. Agosto.