Aprendizagem baseada em problemas mal-estruturados: Programação e Cidadania

  • Adriana da Silva Jacinto Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) / Faculdade de Tecnologia Prof. Jessen Vidal (FATEC – SJC)
  • Tatiana Martins Almeri Faculdade de Tecnologia Prof. Jessen Vidal (FATEC – SJC)
  • José M. Parente de Oliveira Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Resumo


Problemas mal-estruturados são uma constante no cotidiano. O ideal seria transformar problemas em oportunidades de aprendizagem, o que nem sempre ocorre. Alunos de graduação na área de Informática tendem a considerar um problema o aprendizado de programação e, simultaneamente, enfadonho o estudo de disciplinas ligadas à área de Humanas. Porém, para uma formação acadêmica adequada, o ideal é unir essas duas vertentes. Esse artigo apresenta uma proposta de interdisciplinaridade que gerou um experimento cujos resultados foram o desenvolvimento de jogos educativos, ontologias, debate e resolução de alguns problemas mal – estruturados a partir da discussão sobre desigualdade social no Brasil.

Referências

Esteves, M.; Fonseca, B.; Morgado, L.; Martins, P. (2009). "Using Second Life for Problem Based Learning in Computer Science Programming", Journal of Virtual Worlds Research 1, 2: 0 – 0. ISSN: 1941-8477.

Liu, C.C., Cheng, Y.B. & Huang, C.-W. (2011). "The effect of simulation games on the learning of computational problem solving". Computers & Education, 57(3), p. 1907-1918. Elsevier doi: 10.1016/j.compedu.2011.04.002.

Lynch, C., Ashley, K. D., Aleven, V. and Pinkwart, N. (2010). "Concepts, structures, and goals: Redefining ill-definedness". International Journal of Artificial Intelligence in Education: Special issue on Ill-Defined Domains.19 (3) p. 253-266.

Melo-Solarte, D. S., & Baranauskas, M. C. C. (2008). "Uma Abordagem para EaD Baseada em Resolução de Problemas". In: Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE 19, Fortaleza: UFC, p. 716-725.

Neves, M. de F., & Coello, J. M. A. (2006). "OntoRevPro: Uma Ontologia sobre Revisão de Programas para o Aprendizado Colaborativo de Programação em Java" In: Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE 17, Brasília: UNB/UCB. p. 358-367. Retrieved July 14, 2011, from [link].

Pimentel, E. P., França, V.F. de, Noronha, R. V., Omar, N. (2003). "Avaliação Contínua da Aprendizagem, das Competências e Habilidades em Programação de Computadores". In: Anais do IX Workshop de Informática na Escola, WIE, p.533-544.ras, Brasil, nov. 2004.

Raabe, A.L.A., & Silva, J.M.C. (2005). "Um Ambiente para Atendimento as Dificuldades de Aprendizagem de Algoritmos".In: Anais do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, XII WEI, São Leopoldo: UNISINOS, p. 2326-2337.

Sales, T. "Raízes da desigualdade social na cultura Política Brasileira". UNICAMP. Disponível em: [link]

Salm, Cláudio. "Sobre a recente queda da desigualdade de renda no Brasil: Uma leitura crítica". IE-UFRJ. Disponível em: [link]

Santos, A., Gomes, A., & Mendes, A. J. (2010). "Integrating New Technologies and Existing Tools to Promote Programming Learning". Algorithms, 3(2), p. 183-196. doi: 10.3390/a3020183. ISSN 1999-4893.
Publicado
21/11/2011
JACINTO, Adriana da Silva; ALMERI, Tatiana Martins; OLIVEIRA, José M. Parente de. Aprendizagem baseada em problemas mal-estruturados: Programação e Cidadania. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1197-1206. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21730.