Aprendizagem Matemática do Cotidiano: Estratégias de Ação no Jogo de Bola de Gude
Resumo
O presente estudo investigou as influências das categorias dos campos conceituais aditivos nas estratégias utilizadas por alunos de uma Classe de Apoio Pedagógico (CAP) para resolverem problemas matemáticos envolvendo o jogo de bola de gude. Com suporte das teorias dos campos conceituais e usando o método clínico de Piaget, os alunos foram analisados enquanto realizavam cálculos acerca dos resultados das partidas. As analises foram realizadas em dois contextos: jogo de ola de gude real e; jogo virtual, utilizando o software Jogar Bola de Gude. Os resultados obtidos apontam os indicam vários tipos de estratégias que surgiram. Dentre elas, as mais utilizadas foram o cálculo mental e a memorização.
Referências
FREIRE, Raquel Santiago. Objetos de Aprendizagem Para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico No Ensino Fundamental. 2007. 132 f – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará. 200
FREIRE, Raquel S et all. Implementação e observação de práticas pedagógicas com o uso de Objetos de Aprendizagem na Escola In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 15., 2008, Belém do Pará. Anais eletrônicos... Belém do Pará: WIE, 2008. 127-136. Disponível em [link]. Acesso em: 20 jul. 2011.
MAGINA, Sandra; CAMPOS, Tânia M. M.; NUNES, Terezinha; GITIRANA, Verônica. Repensando Adição e Subtração: Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. São Paulo: Proem, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2001. 148p.
PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Trad. de Ramon Américo Vasquez. São Paulo: Ética, 1996. 392p.
PIAGET, Jean. A Formação Do Símbolo Na Criança: Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. Trad. de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. 370p.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Caderno Metodológico de Tecnologias Educacionais. Itajaí: PMI/SED, 2003.142p.
VERGNAUD, Gérard. A Criança, a matemática e a Realidade. Trad. De Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: Editora UFPR, 2009. 322p.