Aprendizagem Matemática do Cotidiano: Estratégias de Ação no Jogo de Bola de Gude

  • Silvia Janine Rodrigues da Costa Universidade do Vale do Itajaí
  • André Luis Alice Raabe Universidade do Vale do Itajaí

Resumo


O presente estudo investigou as influências das categorias dos campos conceituais aditivos nas estratégias utilizadas por alunos de uma Classe de Apoio Pedagógico (CAP) para resolverem problemas matemáticos envolvendo o jogo de bola de gude. Com suporte das teorias dos campos conceituais e usando o método clínico de Piaget, os alunos foram analisados enquanto realizavam cálculos acerca dos resultados das partidas. As analises foram realizadas em dois contextos: jogo de ola de gude real e; jogo virtual, utilizando o software Jogar Bola de Gude. Os resultados obtidos apontam os indicam vários tipos de estratégias que surgiram. Dentre elas, as mais utilizadas foram o cálculo mental e a memorização.

Referências

COSTA, Cíntia. Como Jogar Bola de Gude. Revista Uol. Disponível em <http://criancas.hsw.uol.com.br/bola-de-gude.htm> Acesso em 15 ago. 2010.

FREIRE, Raquel Santiago. Objetos de Aprendizagem Para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico No Ensino Fundamental. 2007. 132 f – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará. 200

FREIRE, Raquel S et all. Implementação e observação de práticas pedagógicas com o uso de Objetos de Aprendizagem na Escola In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 15., 2008, Belém do Pará. Anais eletrônicos... Belém do Pará: WIE, 2008. 127-136. Disponível em [link]. Acesso em: 20 jul. 2011.

MAGINA, Sandra; CAMPOS, Tânia M. M.; NUNES, Terezinha; GITIRANA, Verônica. Repensando Adição e Subtração: Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. São Paulo: Proem, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2001. 148p.

PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Trad. de Ramon Américo Vasquez. São Paulo: Ética, 1996. 392p.

PIAGET, Jean. A Formação Do Símbolo Na Criança: Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. Trad. de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. 370p.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Caderno Metodológico de Tecnologias Educacionais. Itajaí: PMI/SED, 2003.142p.

VERGNAUD, Gérard. A Criança, a matemática e a Realidade. Trad. De Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: Editora UFPR, 2009. 322p.
Publicado
21/11/2011
COSTA, Silvia Janine Rodrigues da; RAABE, André Luis Alice. Aprendizagem Matemática do Cotidiano: Estratégias de Ação no Jogo de Bola de Gude. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1236-1245. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21734.