Análise das Práticas de Colaboração e Comunicação: Estudo de Caso utilizando a Rede Social Educativa Redu

  • João Abreu Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Luiz Claudeivan Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Flávia Veloso Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Alex Sandro Gomes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo


Este trabalho analisa o uso da Rede Social Educacional REDU como ferramenta de suporte a colaboração e aprendizado. Buscamos compreender, no decorrer do trabalho, como a rede REDU pode auxiliar na comunicação e colaboração dos alunos. Utilizou-se de técnicas de análise da tarefa, análise das interações no ambiente da rede, entrevista individual, entrevista em grupo e aplicação de questionário. Os resultados preliminares apontam para acertos e para necessidades não diagnosticadas no momento da concepção da REDU e nos orientam na concepção de ferramentas para uma rede social com finalidade educativa.

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Publicado
21/11/2011
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ABREU, João; CLAUDEIVAN, Luiz; VELOSO, Flávia; GOMES, Alex Sandro. Análise das Práticas de Colaboração e Comunicação: Estudo de Caso utilizando a Rede Social Educativa Redu. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1246-1255. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21735.